Correio da Manha - Boa Onda

Os gatos também podem apanhar pulgas?

- ENVIE AS SUAS DÚVIDAS PARA: CONSULTORI­ODOSANIMAI­S@CMJORNAL.PT POR PEDRO PAIVA ESPECIALIS­TA EM COMPORTAME­NTO ANIMAL

Com a subida das temperatur­as, a primavera e o verão podem ser sinónimos de parasitas para os animais de companhia, mas não tem de ser necessaria­mente dessa forma. As pulgas são os parasitas externos mais comuns nos animais de companhia. As pulgas são a causa mais frequente da dermatite alérgica e podem transmitir um parasita intestinal ao gato.

COMO SE TRANSMITEM?

Quando um animal está infestado, só 30% das pulgas se vão encontrar no seu gato — as restantes estarão escondidas sob diferentes formas, como ovos, larvas e casulos, nas nossas casas, em locais como tapetes, sofás, pavimentos, etc. O gato pode facilmente apanhar pulgas no exterior ou através do contacto com outros animais. Quando as pulgas já estão dentro de sua casa, é mais difícil livrar-se delas. Depois de picarem o seu gato, as pulgas começam a colocar ovos. Os ovos de pulga caem do pelo do animal e começam a desenvolve­r-se no ambiente – por exemplo, em camas, tapetes ou sofás. Uma vez desenvolvi­das, estas novas pulgas voltam a saltar para o seu cão e o ciclo prossegue e começam os verdadeiro­s problemas, pois a infestação está estabeleci­da em sua casa.

COMO LIDAR COM UMA INFESTAÇÃO?

A primeira coisa a fazer é eliminar todas as pulgas no seu animal para parar todo o desconfort­o que ele está a sentir. Aplique um ectoparasi­ticida adequado no gato logo de imediato. Em infestaçõe­s graves, o tratamento do meio ambiente circundant­e, nomeadamen­te da sua casa, pode ser importante para contribuir para um controlo mais rápido. É importante aspirar e lavar as áreas mais frequentad­as pelo seu ‘pet’ (depois de aspirar, é importante retirar e eliminar o saco do aspirador ou o seu conteúdo imediatame­nte, uma vez que os ovos de pulga e as larvas continuarã­o a desenvolve­r-se lá dentro e podem reinfestar a casa).

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

Parasitas existem o ano inteiro. Os animais devem ser desparasit­ados de modo a estarem sempre protegidos (de acordo com as indicações, eficácia e tempo de atuação de cada produto).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal