Correio da Manha - Boa Onda

“O BRASIL VIVE UM DRAMA”

MÚSICO BRASILEIRO LANÇA DISCO GRAVADO AO VIVO EM LISBOA NO ANO PASSADO, NUMA DIGRESSÃO QUE SE TRADUZIU NUMA MARATONA DE SEIS ESPETÁCULO­S EM APENAS TRÊS DIAS

-

Foi já em período de quarentena em sua casa que Silva, músico brasileiro que é um fenómeno de popularida­de em Portugal, começou a ouvir e a compilar as gravações resultante­s dos seis espetáculo­s que deu no Capitólio, em Lisboa, no ano passado. Os melhores momentos estão agora reunidos no disco ‘Ao Vivo em Lisboa’, representa­ndo, no fundo, o retrato de uma digressão memorável. “Foram seis concertos todos esgotados sempre com um público muito caloroso. A novidade é que decorreram durante três dias seguidos. Dei dois espetáculo­s por noite, algo que nunca tinha feito. Foi cansativo, mas memorável. Desde 2018 que gravo todos os meus espetáculo­s onde quer que vou, e quando comecei a ouvir estes do Capitólio achei que estavam perfeitos.” As 16 faixas do disco incluem composiçõe­s autorais, mas também alguns clássico da MPB e do samba.

‘Ao Vivo em Lisboa’ é também uma espécie de homenagem a uma cidade pela qual

Silva nutre um carinho especial. “Eu sou apaixonado por Lisboa e pelo País inteiro na verdade. Ando a tentar convencer os meus pais a visitar Portugal. Falo-lhes sempre da comida maravilhos­a e das pessoas amigáveis. Eles não gostam de viajar porque não sabem falar outras línguas, mas eu já lhes disse que também não têm de se preocupar com isso”, refere o músico que em circunstân­cias normais estaria de regresso ao nosso país já este mês para concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto. Também ele foi apanhado pela pandemia que fez parar o Mundo e a cultura em particular.

“Tenho-me esforçado bastante para não desanimar”, conta Silva que, à semelhança do que acontece em Portugal, tem visto muitos colegas de profissão cair numa situação desesperan­te. “Eu não me posso queixar porque sou um privilegia­do. As minhas músicas tocam muito na rádio e em novelas e eu acabo por receber os meus direitos autorais, mas represento uma percentage­m muito pequena dos artistas. A grande maioria vive muitos dos espetáculo­s que pararam.” A preocupaçã­o vai também para a situação do Brasil, um dos piores países do Mundo em número de casos por Covid-19. “O Brasil está a viver um drama, mas podia estar numa situação melhor se tivéssemos governante­s responsáve­is. Um dos braços-direitos do Governo ainda diz que a Terra é plana. É bizarro. E tudo isto é revoltante porque há pessoas a morrer”, desabafa.

“ANDO A TENTAR CONVENCER OS MEUS PAIS A VISITAR PORTUGAL. FALO-LHES SEMPRE DA COMIDA”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal