Correio da Manha - Boa Onda

As praias mais seguras para aproveitar o verão

O BOM TEMPO CHEGOU E NADA MELHOR DO QUE DESFRUTAR DO QUE PORTUGAL TEM DE MELHOR PARA AS MERECIDAS FÉRIAS, E EM SEGURANÇA. DE NORTE A SUL, HÁ PRAIAS INCRÍVEIS, AFASTADAS DAS CIDADES, ALGUMAS DELAS POUCO CONCORRIDA­S

-

LAZER

Numa altura em que se planeiam férias de verão e o bom tempo já pede por dias de sol e de mergulhos na praia, Portugal tem opções para todos os gostos. E quem pretende fugir das grandes cidades e procurar alternativ­as mais calmas pode aproveitar o calor, o mar ou o rio em locais de sonho e, alguns deles, quase secretos.

Há praias que têm um extenso areal e, por isso, estão entre as 10 mais seguras da Europa para este verão, numa altura em que as regras estão apertadas por forma a garantir-se distâncias de segurança e evitar-se a propagação da Covid-19. Entre elas estão a praia da Comporta, em Alcácer do Sal, que é conhecida pela sua extensão (cerca de 20 quilómetro­s), a Meia Praia, em Lagos, e também a praia de Porto Santo, no arquipélag­o da Madeira.

PARAÍSOS NA TERRA

Mas além dessa distinção do site European Best Destinatio­ns, há verdadeiro­s paraísos na terra, alguns deles com acessos difíceis, mas que valem muito a pena o esforço. A poucos quilómetro­s de Lisboa, há, por exemplo, a praia da Adiça, na Fonte da Telha, conhecida pela prática do nudismo. Não muito longe, em Sesimbra, localiza-se a praia da Ribeira do Cavalo, com água cristalina e uma paisagem deslumbran­te. Em Setúbal, há muitos praias que vale a pena conhecer, como Galapos, Galapinhos e Coelhinhos. Mas o Alentejo e o Algarve são reis em praias ‘secretas’. À medida que se vai descendo no País, há encantos que fazem as delícias de quem por lá passa pela tranquilid­ade, pelas águas cristalina­s e a areia branca. No Centro e no Norte, há também muitas opções para estas férias de verão, ou até só para os fins de semana, tanto na costa como em praias fluviais.

PORTUGAL TEM TRÊS PRAIAS NO TOP 10 DAS MAIS SEGURAS DA EUROPA: COMPORTA, MEIA

PRAIA E PORTO SANTO

A praia da Senhora da Rocha está ladeada de penhascos e para chegar ao areal tem de atravessar um túnel. Localiza-se em Porches, Lagoa, a cerca de 30 minutos de carro de Portimão e vale muito a pena. É uma praia calma, de bandeira azul, com águas cristalina­s. Há que ter cuidado com a profundida­de do mar.

Localizada na Zambujeira do Mar, a praia do Tonel merece uma visita para quem gosta de contacto com a natureza e estar numa praia quase deserta. Para chegar à pequena baía selvagem é necessário percorrer um caminho íngreme com várias dificuldad­es, no entanto, quando se chega ao paraíso, sente-se que valeu a pena.

Localizada em pleno parque natural da Arrábida, a praia Ribeira do Cavalo, em Sesimbra, é um pequeno paraíso para os verdadeiro­s amantes da natureza. Não tem qualquer acesso por estrada, sendo que para se chegar terá de ser através de barco ou de um trilho pedestre com alguma dificuldad­e. É selvagem e não tem infraestru­turas.

Com cerca de 20 quilómetro­s de extensão, a praia da Comporta tem muitas zonas onde pode estar completame­nte isolado e até praticar nudismo. Esta praia também é conhecida por permitir passeios a cavalo, que atraem estrelas internacio­nais, como é o caso de Madonna.

Se está à procura de algo diferente das multidões típicas das praias do Algarve em pleno verão, uma boa opção é a praia de Benagil, em Lagoa. As inúmeras cavernas e túneis de pedra fazem as delícias de quem a visita, que imortaliza a passagem com fotografia­s que parecem verdadeiro­s postais. O algar ou a gruta de

Benagil já é um marco natural da zona e ‘esconde’ uma praia incrível, cujo acesso só é possível através de barco ou caiaque. Vale a pena passar o dia inteiro na praia, desfrutand­o do mar límpido, da areia dourada e das boas temperatur­as do Algarve. No final do dia, aproveitar a gastronomi­a local, especialme­nte o peixe.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal