Correio da Manha - Boa Onda

`YOKO ONO: O JARDIM DA APRENDIZAG­EM DA LIBERDADE' É A PRIMEIRA GRANDE APRESENTAÇ­ÃO DA OBRA DA VIÚVA DE JOHN LENNON EM PORTUGAL. ESTÁ PATENTE EM SERRALVES ATÉ NOVEMBRO

-

Yoko Ono: O Jardim da Aprendizag­em da Liberdade’ é uma exposição dedicada ao trabalho da artista plástica japonesa radicada nos Estados Unidos, que reúne objetos, instalaçõe­s, performanc­es, gravações em áudio e vídeo, além de materiais de arquivo raramente vistos. Para ver em Serralves, no Porto, até 15 de novembro.

Ideias, mais do que materiais, são a principal componente desta exposição participat­iva assinada pela eterna musa de John Lennon. Algumas dessas ideias são transforma­das em objetos, enquanto outras permanecem imateriais. O ponto de partida para muitos dos trabalhos de Yoko Ono encontra-se em diretrizes orais ou escritas, que oferecem aos visitantes um conjunto de sugestões, atribuindo-lhes um papel ativo neste projeto.

“Mulheres de todas as idades e de todos os países do mundo: estão convidadas a enviar um testemunho se alguma vez foram prejudicad­as por serem uma mulher”, diz a artista na obra participat­iva ‘Arising’. Já em ‘Wish Tree [Árvore dos Desejos]’, o público é convidado a escrever os seus desejos pessoais pela paz e a atá-los ao ramo de uma árvore.

“Todos os meus trabalhos são uma forma de desejo”, afirma Yoko Ono. “Quando era criança, no Japão, costumava ir a um templo e escrevia um desejo num pedaço fino de papel e atava-o com um nó a um ramo de uma árvore. As árvores dos pátios dos templos estavam sempre cheias de de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal