Correio da Manha - Boa Onda

Regresso à televisão

TEM NOVA ÉPOCA DE `PRÍNCIPES DO NADA'

-

Mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a fugir das suas casas devido à guerra. A quinta temporada de ‘Príncipes do Nada’, que estreou esta semana, na RTP1, é dedicada a estes refugiados. Gravado no Líbano, Bangladesh, Grécia, Colômbia e Uganda, o programa continua a ser uma das grandes paixões de Catarina Furtado. “É muito difícil gerir as emoções. Nunca ninguém vai, de facto, saber o que vimos, o que aquelas pessoas passam. Esta é a minha missão de vida. Já tinha visto coisas terríveis, na Indonésia ou no Haiti, onde acontecera­m catástrofe­s naturais. Mas aqui é indignante, porque estas pessoas viviam outras vidas, iguais às nossas, e tiveram de partir, deixar tudo por causa da guerra. Perderam tudo. E sofro, porque tenho a noção clara da privilegia­da que sou”, revela a apresentad­ora, de 47 anos.

Saímos de coração cheio”, diz à ‘Sexta’ Miguel Tira Picos, que venceu, juntamente com João Pataco, a 5.ª edição do ‘Got Talent Portugal’ (RTP1), no passado domingo. A dupla de acrobatas aéreos conquistou o público e o júri com a sua coreografi­a e acabou por levar o prémio final, no valor de 30 mil euros.

“A prioridade agora é trazer o João para Lisboa, onde ele pode continuar a aprender e a apostar no seu talento”, adianta o artista, que também é natural de Estremoz mas mudou-se para a capital em 2009, onde vive com a mulher, a também acrobata Mónica Alves e o filho, Arcanjo, de um ano.“Ele reconheceu-me na televisão e fez uma festa”, revela, orgulhoso, acrescenta­ndo que contou com a ajuda de Mónica e Bruno Rosa, acrobata finalista da edição de 2018 do concurso de talentos, para criar a coreografi­a vencedora.

Miguel acredita que esta vitória pode ajudá-lo a concretiza­r o seu grande sonho, o projeto Laboratóri­o, dedicado às artes do palco, que se encontra parado por causa da pandemia. “Tivemos de parar, mas agora é continuar a lutar pelo circo e encontrar um espaço onde possamos criar uma companhia com capacidade para ensinar e receber artistas. Uma casa onde todos possam ver as artes”, explica o acrobata, que pede mais apoio para o setor da cultura.“Já que temos todos de recomeçar do zero, vamos criar espaço para todos nas artes. Está na altura de nos reinventar­mos. E Portugal tem muito a ganhar se apoiar os seus artistas”, defende.

A parceria entre João Pataca, de 20 anos, e Miguel Tira Picos, de 28, começou no dia das audições para o ‘Got Talent’ e vai continuar. “Já tinha pensado em participar, mas faltava-me a coragem. Tenho pavor das câmaras. Foi o João que me ligou a desafiar para o programa e resolvi aceitar”, revela Miguel, que tem o mesmo percurso do amigo. Começaram os dois na mesma escola de dança em Estremoz e ambos vieram para Lisboa estudar no Chapitô. Miguel tem uma vida profission­al associada à acrobacia, tendo já colaborado com o encenador Filipe La Féria, enquanto João ainda se encontra a estudar.

Resumo da semana: o futebol voltou e com ele as transmissõ­es e os programas de comentário­s. A expressão mais saliente em termos de audiências está na CMTV, com os especiais sobre os golos de diversos jogos e, também, o ‘Liga d’Ouro’. SportTV e Benfica TV, por seu lado, transmitir­am os jogos portuguese­s já realizados, mas com pouca expressão nas audiências em termos globais.

Futebóis à parte, a telenovela ‘Nazaré’, da SIC, voltou a afirmar-se como o programa mais visto, seguida de ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’ e ‘Terra Brava’, todos do mesmo canal. Na TVI, os programas mais vistos foram o ‘Big Brother’, a novela ‘Quer o Destino’ e o ‘Jornal das 8’. Já na RTP, os mais vistos foram o ‘Telejornal’, ‘O Preço Certo’ e o

 ??  ??
 ??  ?? João Pataca, 20 anos, e Miguel Tira Picos, 28, são os vencedores da 5.ª edição de ‘Got Talent’
João Pataca, 20 anos, e Miguel Tira Picos, 28, são os vencedores da 5.ª edição de ‘Got Talent’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal