Correio da Manha - Boa Onda

A vitória do trabalho

A RESERVADA FRANCISCA BATE O ESTRATEGA LUCAS NA FINAL. ELE PREPARA-SE PARA ABRIR UM RESTAURANT­E NO MINHO E DAR EMPREGO A DOIS COMPANHEIR­OS DO PROGRAMA. MAS ELA LEVA O PRÉMIO

- POR CAROLINA CUNHA FOTOMONTAG­EM DE CAPA SIC

Acozinha do ‘Hell’s Kitchen’ (SIC) continua a dar que falar e após várias semanas de secretismo já se sabe quem é a grande vencedora do formato gravado no início do ano. Francisca Dias, de 29 anos, foi a concorrent­e que arrecadou o primeiro lugar da competição de cozinha conduzida pelo chef Ljubomir Stanisic. Ao vencer o programa da SIC, ganhou um automóvel e a oportunida­de única de estagiar ao lado do jugoslavo no restaurant­e deste, o 100 Maneiras, em Lisboa, que já ganhou uma estrela Michelin.

Ao longo de semanas, Francisca respondeu às exigências do chef com a sua garra e soube como aliar a pressão da cozinha ao seu talento. Aliás, nos programas já emitidos é possível notar os elogios constantes de Ljubo à jovem, que se destacou dos restantes 15 concorrent­es do formato pela dedicação e afinco que demonstrou na cozinha.

O duelo final revelou-se aceso e foi disputado com Lucas que, apesar da sua sede de vencer e estratégia, não foi além do segundo lugar no pódio. Após a participaç­ão no programa, o concorrent­e prepara-se para abrir um novo restaurant­e em Vila Verde, Braga, de onde é natural. O novo projeto, de nome Hell’s Table, em homenagem ao programa da estação de Paço de Arcos, surge em parceria com António Pedro e Diogo, que conheceu na competição. A decisão do vencedor

JOVEM CONCORRENT­E CONQUISTOU O POLÉMICO CHEF JUGOSLAVO COM A SUA GARRA

E DEDICAÇÃO NA COZINHA

ficou ao critério de Ljubo, que manteve a exigência e rigor que o caracteriz­am.

A paixão de Francisca pela cozinha surgiu desde cedo com o incentivo da família. Natural de Mação, a concorrent­e começou a cozinhar com 12 anos e desde então que surpreende com os seus dotes e vontade de aperfeiçoa­r as técnicas na cozinha. Licenciou-se em Produção Alimentar em Restauraçã­o, no Estoril, e é entre os tachos e panelas que se sente realizada.

MULHER APOIA SONHO

A inscrição no ‘Hell’s Kitchen’ foi responsabi­lidade da mulher da concorrent­e, Tânia Semedo, que desde sempre a apoiou no seu sonho e paixão de vingar na cozinha. A pandemia de Covid-19 atirou Francisca para o desemprego, depois de três anos a trabalhar num conceituad­o restaurant­e na capital. Contudo, a jovem não baixou os braços e viu no programa da SIC uma oportunida­de de regressar em glória. No que diz respeito ao amor, Francisca e Tânia ultrapassa­ram barreiras e lutaram por um final feliz. Assumir a homossexua­lidade não foi um processo fácil e bem aceite pela família. Foi já em plena pandemia que a jovem decidiu casar com Tânia, mesmo estando desemprega­da. As duas disseram o ‘sim’ numa cerimónia intimista. Apesar da fase complicada que o País atravessa, Francisca lançou-se ainda, com a mulher, num negócio de temperos, revelando o seu lado mais empreended­or.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Francisca Dias conquistou o carinho do chef Ljubomir Stanisic durante a primeira edição do ‘Hell’s Kitchen’
Lucas disputou duelo final e ficou em segundo lugar na competição do ‘Hell’s Kitchen’ (SIC)
Francisca Dias conquistou o carinho do chef Ljubomir Stanisic durante a primeira edição do ‘Hell’s Kitchen’ Lucas disputou duelo final e ficou em segundo lugar na competição do ‘Hell’s Kitchen’ (SIC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal