Correio da Manha - Boa Onda

O `EFEITO FUTRE'

-

A expressão não estava, até agora, registada ao ponto de merecer uma utilização em termos correntes, mas a situação que descreve há muito que clamava por ter uma individual­ização em termos de tratamento. O que é o ‘Efeito Futre’? Pois bem, o ‘Efeito Futre’ é aquele condiciona­lismo que se verifica quando alguém, seja uma pessoa ou uma organizaçã­o, se depara com a situação de ter adquirido para si algo a que depois não dá utilização prática ao nível do investimen­to feito.

Quem nunca gastou uma fortuna numa peça de roupa ou num acessório de moda que depois acaba por não usar? Ou quem nunca ofereceu a uma criança um brinquedo que foi repetidame­nte pedido e vai acabar numa prateleira? Ou qual de nós não adquiriu um ‘gadget’ pelo mero prazer de o ter e depois nunca o utilizou (e não estou apenas a falar de bicicletas estáticas, entenda-se)? Ou ainda, e finalmente, quem nunca contratou um antigo craque do futebol para participar numa novela e fazer comentário­s e depois deixou de o chamar para exercer as funções?

São exemplos clássicos do ‘Efeito Futre’ aos quais recorro para falar da presença do futebol feminino na antena das nossas generalist­as.

A RTP trata o futebol feminino como um produto de igual valor em relação ao futebol masculino e não me parece que o faça por mera exigência de quotas ou de serviço público mas sim por competênci­a e inteligênc­ia de perceber o potencial do produto em causa. Os jogos merecem narrações e comentário­s em tudo semelhante­s aos que a estação pública disponibil­iza, por exemplo, para jogos da Seleção nacional masculina. A SIC tem uma abordagem

mais tímida. Claramente (re)conhece a tendência do crescente interesse no desporto feminino, porém não parece ainda acertar com o produto para fazer dos jogos um caso de sucesso. É um pouco como conhecer a praia, saber escolher a onda mas depois usar a prancha de surf errada: não existe, por exemplo, o investimen­to em recursos humanos que a RTP faz na cobertura dos jogos.

A TVI é um caso de ‘Efeito Futre’. Compra alguns dos melhores jogos de futebol feminino do calendário das competiçõe­s europeias (como é o caso da Champions League feminina) e depois transmite muitos deles na TVI Ficção sem brilho, nem honra, nem glória. O futebol feminino é um fenómeno em expansão e os anunciante­s serão os primeiros a dar o sinal de partida para uma corrida para a qual a RTP parece estar mais bem preparada do que a concorrênc­ia nas televisões generalist­as.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal