Caras (Portugal)

SOPHIE DE EDIMBURGO: UMA DUQUESA DISCRETA, TRABALHADO­RA E CALOROSA

- TEXTO: ANA PAULA HOMEM FOTOS: GETTY IMAGES

Eduardo considera Sophie o seu “grande pilar” e diz que tem tido com ela “uma excelente parceria”.

Nascida em Oxford a 20 de janeiro de 1965, no seio de uma família da classe média trabalhado­ra, Sophie Rhys-Jones, mulher do príncipe Eduardo de Inglaterra, filho mais novo de Isabel II e do príncipe FiIipe, conseguiu tornar-se não só a nora preferida da falecida rainha, que a considerav­a um modelo de estabilida­de por comparação com a princesa Diana e com Sarah Ferguson, como um dos membros mais destacados da família real britânica, mesmo mantendo um low profile que é muito apreciado. Transforma­da em duquesa de Edimburgo – ducado que pertenceu ao seu sogro durante 73 anos – com a ascensão de Carlos III ao trono, Sophie continua a ser uma mulher discreta, mesmo que a doença do cunhado a tenha catapultad­o para um lugar cada vez mais importante.

A duquesa de Edimburgo estudou Secretaria­do, mas acabou por trabalhar durante quatro anos como relações-públicas numa rádio, abrindo mais tarde a sua própria empresa na área. Em 1987 conheceu Eduardo, então namorado de uma amiga sua e produtor de teatro e de televisão. Reencontra­ram-se em 1993 e iniciaram a sua relação amorosa. O namoro duraria seis anos, em parte porque Sophie tinha medo da vida que a esperaria enquanto membro da família real, sobretudo porque queria manter a sua atividade profission­al – em 2020 assumiu ao Sunday Times: “Demorei um bocado a encontrar o meu lugar.”

O noivado foi anunciado em janeiro de 1999 e o casamento celebrado em junho desse ano na Capela de St. George, em Windsor, numa cerimónia bastante discreta. No dia do noivado, Sophie explicou aos jornalista­s o que a ligava ao príncipe: “Partilhamo­s muitos interesses, rimo-nos muito e temos uma grande amizade.” Eduardo também destacou a amizade, mas salientou: “Também ajuda que nos amemos muito um ao outro.” E recentemen­te, a propósito do seu 60.º aniversári­o, celebrado a 10 de março, o duque de Edimburgo deu uma entrevista

A mulher do príncipe Eduardo de Inglaterra é um pilar fundamenta­l para a família real desde há 25 anos.

Aos 59 anos, Sophie é um dos elementos mais trabalhado­res da família real e um dos que mais simpatia conquista. Patrona de mais de 70 instituiçõ­es solidárias, assegura mais de 200 compromiss­os oficiais por ano.

à cadeia de televisão ITV em que se afirmou “incrivelme­nte feliz por ter encontrado Sophie”, à qual se referiu como o seu “grande pilar”, dizendo: “Felizmente temos tido uma excelente parceria e a alegria de termos dois filhos maravilhos­os.”

A paternidad­e parece, de facto, ter um lugar muito importante na vida do casal, até porque implicou uma luta difícil. Em 2001 Sophie teve uma gravidez ectópica que obrigou a um aborto cirúrgico, em novembro de 2003, devido a um descolamen­to de placenta, deu à luz prematuram­ente lady Louise Windsor, tendo mãe e filha estado em perigo de vida, e em dezembro de 2007 nasceu James, visconde Svern.

Nos primeiros anos de casados, tanto Sophie como Eduardo mantiveram as suas atividades laborais, mas Isabel II acabou por lhes pedir para se dedicarem a tempo inteiro a uma agenda real, o que aconteceu a partir de 2002. E hoje a duquesa de Edimburgo preside a 70 instituiçõ­es solidárias, sobretudo relacionad­as com crianças e jovens desfavorec­idos e pessoas com deficiênci­a e com a luta pela igualdade de género, e assegura mais de 200 compromiss­os oficiais por ano. O fotógrafo real Tim Rooke, que a acompanha desde 2000, disse recentemen­te à revista Hello!: “Ela é muito calorosa – dá imensos abraços de forma genuína e faz com que todos os que estão com ela se sintam especiais.”

 ?? ?? Os duques de Edimburgo em março de 2023
Os duques de Edimburgo em março de 2023
 ?? ?? Sophie com as suas vestes de duquesa no dia da coroação de Carlos III
Sophie com as suas vestes de duquesa no dia da coroação de Carlos III
 ?? ?? O casal com os filhos, James e Louise
O casal com os filhos, James e Louise
 ?? ?? Sophie tinha uma relação de grande proximidad­e com Isabel II
Sophie tinha uma relação de grande proximidad­e com Isabel II

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal