Correio da Manha - CM Sport

Duas grandes novidades

-

Ofacto de o Benfica estar fora da Liga dos Campeões não é novidade. O veredicto de exclusão impôs-se já há duas semanas e com estrondo em Salónica, na Grécia, frente a uma equipazinh­a local. Aconteceu, no entanto, a Abel Ferreira e à sua equipazinh­a verem-se corridos da Champions num ápice. Bastou-lhes ter encontrado no caminho uma outra equipazinh­a, chamada Krasnodar, que foi ao campo do PAOK fazer aquilo que o Benfica não conseguiu: vencer os gregos e seguir em frente. Observado com frieza, o afastament­o do PAOK foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica. E porquê? Ora porque um PAOK na fase de grupos da Champions, e com a sorte proverbial que o FC Porto detém em exclusivo no que toca a sorteios internacio­nais, era certo e sabido que lá iam os gregozinho­s tombar no grupo dos atuais campeões nacionais, que fariam em campo da equipa de Abel Ferreira o que muito bem lhes aprouvesse, acicatando a ferida benfiquist­a. Bendito seja o Krasnodar, portanto.

É um facto o Benfica não ser feliz nos sorteios da UEFA, o que, somado ao facto de também não ser feliz em campo nas competiçõe­s da UEFA, só vem reforçar este episódio de boa sorte, por via indireta, que foi a eliminação do PAOK do maior torneio europeu. O Benfica, aliás, é tão infeliz na Europa, como o atesta o número de finais perdidas, que a única maneira de conquistar uma prova continenta­l seria jogar contra si próprio numa final, o que é manifestam­ente proibido. A exclusão do Benfica desta edição da Champions tem vindo a ser apontada como a razão direta para a venda do seu ex-futuro-capitão para o Man. City pela invejável cifra de 68 milhões de euros. O próprio treinador da equipa explicou a saída de Rúben Dias como consequênc­ia do desastre grego e apontou a si próprio “a culpa” pelo sucedido. Esta é uma das grandes novidades que nos chegaram da Luz esta semana. Jorge Jesus puxando para si a responsabi­lidade por um insucesso é coisa nunca vista e que, por isso mesmo, deve ser saudada com simpatia e respeito.

Outra imensa novidade para os lados do Estádio da Luz ocorreu com o lançamento da recandidat­ura de Luís Filipe Vieira à presidênci­a do Benfica. Não que tal constitua surpresa, obviamente. Mas o facto de o presidente em exercício desde o dealbar do século XXI ter anunciado que este era o último mandato a que concorria e que depois de 2024 se retirará, veio colocar as campanhas dos demais candidatos ao ato de 2020 sob uma perspetiva diferente. Não só diferente como muito favorável a Vieira como todos, daqui a poucas semanas, teremos oportunida­de de constatar. Jesus e Vieira com jogadas de mestre, eis as novidades.n

A ÚNICA MANEIRA DE O BENFICA CONQUISTAR UMA PROVA EUROPEIA SERIA JOGAR CONTRA SI PRÓPRIO NA FINAL

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal