Correio da Manha - CM Sport

MUNDO PREOCUPADO COM LESÕES

PREOCUPAÇíO → Liverpool, Real Madrid e Barcelona são os colossos que mais problemas físicos têm sofrido ITÁLIA → Ronaldo tem passado incólume, mas na Juventus os centrais enfrentam várias semanas de paragem

- FILIPE ANTÓNIO FERREIRA

Asobrecarg­a de jogos num calendário apertado devido a pandemia está a levar os clubes à beira de um colapso físico. Dezenas de lesões têm surgido nos últimos meses e os grandes clubes europeus não fogem à regra.

O Liverpool, campeão inglês em título, é um dos que mais tem sofrido. Van Dijk, considerad­o por muitos o melhor central da atualidade, lesionou-se com gravidade no joelho direito em outubro. Seguiu-se Joe Gomez e com menor gravidade Thiago , Alexander-Arnold e Alisson. Klopp já veio a público dizer que qualquer dia não tem jogadores e que os trabalhos das seleções têm prejudicad­o e sobrecarre­gado ainda mais os atletas.

Mas não é o único, o Real Madrid e o Barcelona também enfrentam idênticos problemas e igualmente no eixo da defesa. O bralugrana Piqué e o madridista Ramos estão no estaleiro. Baixas importante­s para os dois colossos espanhóis, que atravessam crises de resultados.

No caso do Real, Carvajal, o crónico lesionado Hazard e Fede Varela são outras das preocupaçõ­es. Messi escapa, para já, ao intenso número de jogos da Barcelona, ao contrário de Sergi Roberto, Umtiti e Fati, que enfrentam longas paragens. Em Itália a condição física de Ronaldo tem sido cuidada. Mas na Juventus, os centrais Chiellini, Bonucci e Demiral (De Ligt já está recuperado) são sempre atreitos a lesões.

O líder do Calcio, o AC Milan, também enfrenta problemas com lesões. O português Rafael

Leão está fora há várias semanas, mas a principal preocupaçã­o prende-se com o sueco Ibrahimovi­c, artilheiro do campeonato. O avançado de 39 anos tem marcado como nunca e os rossoneri querem continuar a ter a sua grande estrela ao mais alto nível.

Na Alemanha os problemas são os mesmos, mas com menos frequência. No Bayern, campeão e vencedor da última Liga dos Campeões, o caso de Kimmich é aquele que mais preocupa. No rival Dortmund, o goleador Haaland só regressa em 2021. Para a maioria, o ano de 2020 não deixa boas memórias no mundo do futebol.n

VAN DIJK (LIVERPOOL) LESIONOU-SE COM GRAVIDADE EM OUTUBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal