Correio da Manha - CM Sport

VATA “NO MEU TEMPO HAVIA MUITOS DI MARÍAS”

MEMÓRIA Na antecâmara de uma eliminatór­ia europeia com o Marselha, o antigo avançado do Benfica recorda um célebre jogo, há 34 anos CRENÇA Acredita que ♦ os encarnados podem voltar a uma final

- Paulo Jorge Duarte

• Mais Sport - O que é feito de si?

Vata - Estou na Austrália há muito tempo. Estive em Angola entre 2010 e 2016, mas acabei por vir para junto da minha família.

- Acompanha o Benfica e antigos colegas?

- Acompanho o Benfica e o futebol português em geral no WhatsApp, onde temos um grupo só de antigos jogadores. Aí sabemos todas as novidades uns dos outros. No nosso tempo era difícil, mas agora é muito mais fácil para conseguir encontrar alguém.

- O Benfica vai jogar com o Marselha. É um jogo que lhe traz memórias da polémica meia-final de há 34 anos?

- Esta é uma sombra que nunca vai acabar. Quando se soube desse jogo, todos começaram a falar. Só posso dizer que quando fazemos boas coisas… ficam sempre na história.

- E quanto ao golo que decidiu e que ficou a dúvida se foi marcado com a mão?

- Foi um dia especial, um golo especial, que levou o Benfica a uma final, num tempo em que tínhamos perdido quase tudo. Era a única competição que tínhamos para salvar a época. Os jogadores franceses já estavam satisfeito­s com o resultado e os adeptos já tinham comprado o bilhete para a final.

- O Benfica pode voltar a uma final europeia?

- Quem faz o resultado são os jogadores, não os dirigentes nem a massa associativ­a. Os jogadores que vão para dentro do campo têm de ter essa capacidade, essa confiança. Pensando que vão passar cada eliminatór­ia. Para chegar a uma final há que fazer um jogo de cada vez. Espero que os adeptos continuem a apoiar o Benfica, a ter confiança, porque há grandes possibilid­ades de passar esta eliminatór­ia.

- Compara atuais bons jogadores com os do seu tempo?

- O Benfica tem muitos jogadores capazes, mas, por causa do nome, as pessoas pensam que têm de resolver tudo. No meu tempo haviam muitos Di Marías: Chalana, Diamantino, muitos nomes. Hoje, fala-se só no Di María, como se o Benfica não fizesse nada se ele não fizer.

- Pacheco, que morreu recentemen­te, foi seu colega. Que recorda?

- Sinto muita pena. Contribuiu para o sucesso do Benfica. Mando as minhas condolênci­as à família dele.

“O MEU GOLO? FOI UM DIA ESPECIAL, UM GOLO ESPECIAL QUE LEVOU O BENFICA A UMA FINAL”

 ?? ?? Vata marcou um golo histórico, há 34 anos. Com a mão? Com o braço? A lenda continua
Vata marcou um golo histórico, há 34 anos. Com a mão? Com o braço? A lenda continua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal