Correio da Manha - CM Sport

OCTÁVIO MACHADO

Antecipa um Sporting motivado pelo título iminente, sem que o rival facilite MEMÓRIA “Não posso esquecer os 15 anos no FC Porto” “FC PORTO QUER DEFENDER A HONRA”

- ♦ Paulo Jorge Duarte

• Mais Sport - Como perspetiva o clássico de amanhã? Octávio Machado - O Sporting pretende materializ­ar o título o mais depressa possível. Já o FC Porto apresenta uma época irregular, mas naturalmen­te quer defender a honra. Vai ser um bom espetáculo e uma propaganda para o futebol.

- Duas equipas com realidades diferentes?

- O Sporting completame­nte com a vida estabiliza­da. O FC Porto a viver o dia a seguir às eleições. Vamos ver qual a influência que isso vai ter.

- O Sporting, desde o 25 de Abril de 1974, só venceu quatro vezes no Estádio de Dragão. É uma malapata?

- Não. Se calhar, o FC Porto também não ganhou muitas, com certeza. Reflete aquilo que foram os dois clubes nos últimos anos. É sempre difícil ganhar na casa dos grandes. Sempre difícil.

- No primeiro triunfo nesse período, em 1975, o Octávio Machado era jogador do FC

Porto. Recorda esse jogo?

- Houve a situação do golo validado que não terá entrado na baliza. O nevoeiro terá sido a causa principal. Se olharmos para hoje, e verificarm­os que mesmo com o VAR temos situações muito complicada­s no futebol, só podemos dizer que a verdade desportiva não foi traída.

- Depois, como treinador do Sporting, em 1996/97 foi vencer ao Estádio das Antas. - O FC Porto foi campeão nessa época. Ainda assim, ganhámos com toda a justiça, sem deixar dúvidas a ninguém, com uma exibição de muita qualidade. Ganhámos por 2-1 num jogo em que estivemos sempre melhor, com maior capacidade.

- Atualmente, nestes jogos, sente-se dividido?

- Não. Não posso esquecer os 15 anos que vivi no FC Porto. Pertenci a uma geração que quebrou o jejum de 19 anos. Sei o que foi preciso, o que foi exigido entre todos nós, em ambiente sempre escaldante, ambientes adversos. Nesse período, saímos de diversos estádios apedrejado­s, autocarro partido, inclusive com um sequestro, no Estádio do Bonfim. Foram situações que exigiram muita coragem, determinaç­ão e qualidade. É essa geração a que pertenço.

- Foi um período importante na sua vida?

- Não vou esquecer esses 15 anos, de maneira nenhuma, nem permitir que alguém, seja quem for, ponha em causa esse trajeto.

“EM VÁRIOS ESTÁDIOS SAÍMOS APEDREJADO­S E, INCLUSIVE, COM UM SEQUESTRO”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal