Vai fi­car pi­or

Correio da Manhã Weekend - - Portugal -

Ri­car­do Va­la­das

Es­ta se­ma­na a ASFIC/PJ, reu­niu em to­das as di­re­ções re­gi­o­nais, com o in­tui­to de dis­cu­tir o atu­al es­ta­do da Po­lí­cia Ju­di­ciá­ria e das su­as car­rei­ras. Foi unâ­ni­me. A PJ che­gou ao pon­to da afli­ção e do de­ses­pe­ro de quem ne­la tra­ba­lha. Pa­ra além de es­ta­rem a ser pre­pa­ra­das es­tra­té­gi­as to­tal­men­te dis­tin­tas das que fo­ram im­ple­men­ta­das até ho­je, foi ain­da ana­li­sa­do o que pre­ten­de es­te Go­ver­no pa­ra o com­ba­te à cor­rup­ção, pa­ra a pro­te­ção das pes­so­as ao fe­nó­me­no ter­ro­ris­ta e pa­ra a in­ves­ti­ga­ção da cri­mi­na­li­da­de or­ga­ni­za­da e gra­ve.

Dei­xo per­gun­tas pa­ra a po­pu­la­ção que vo­ta­rá nas pró­xi­mas elei­ções: O que acham que acon­te­ce­rá ao país com uma PJ in­ca­paz de in­ves­ti­gar e com pes­so­as que já não con­se­guem in­ves­ti­gar? O que acon­te­ce­rá aos cor­rup­tos, aos ho­mi­ci­das, aos vi­o­la­do­res, aos mi­lhões de eu­ros que a PJ re­cu­pe­ra e que per­mi­te pa­gar edu­ca­ção, saú­de e PPP?

Ho­mi­ci­das tran­qui­los e em li­ber­da­de, por­que não há di­nhei­ro pa­ra com­prar re­a­gen­tes ne­ces­sá­ri­os à com­pa­ra­ção de ADN e ine­xis­tên­cia de ca­pa­ci­da­de de res­pos­ta das pe­rí­ci­as são ape­nas mais dois exem­plos.

“Pi­or que es­tá não fi­ca”. Es­te le­ma foi uti­li­za­do por um co­me­di­an­te nu­ma cé­le­bre cam­pa­nha po­lí­ti­ca, em que vi­ria a ser elei­to. La­men­ta­mos meus se­nho­res. Vai mes­mo fi­car pi­or.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.