Pro­cu­ra­dor con­de­na­do a seis anos de ca­deia

PE­NA r Or­lan­do Fi­guei­ra foi pu­ni­do com pri­são efe­ti­va e vai apre­sen­tar quei­xa con­tra os juí­zes DE­CI­SÃO r Ma­gis­tra­dos não ti­ve­ram dú­vi­das de que foi cor­rom­pi­do pe­lo an­go­la­no Ma­nu­el Vi­cen­te

Correio da Manhã Weekend - - Portugal - DÉ­BO­RA CAR­VA­LHO NO­TÍ­CIA EXCLUSIVA DA EDI­ÇÃO EM PA­PEL

Opro­cu­ra­dor Or­lan­do Fi­guei­ra foi on­tem con­de­na­do a seis anos e oi­to me­ses de pri­são efe­ti­va pe­lo Tri­bu­nal Cri­mi­nal de Lis­boa por se ter dei­xa­do su­bor­nar pe­lo ex-vi­ce-pre­si­den­te de An­go­la Ma­nu­el Vi­cen­te, no âm­bi­to do pro­ces­so Fizz. “Es­tou es­tu­pe­fac­to”, afir­mou à saí­da. O ma­gis t r ado , c o nde­na­do por c o rrup­ção, bran­que­a­men­to de ca­pi­tais e fal­si­fi­ca­ção de do­cu­men­tos, fi­ca ain­da proi­bi­do de re­gres­sar à ma­gis­tra­tu­ra du­ran­te cin­co anos. Vai re­cor­rer da de­ci­são e apre­sen­tar uma quei­xa-cri­me con­tra o co­le­ti­vo de juí­zes por de­ne­ga­ção de jus­ti­ça.

O tri­bu­nal con­de­nou ain­da o ad­vo­ga­do Pau­lo Blan­co, mas a uma pe­na sus­pen­sa (4 anos e 4 me­ses) e ab­sol­veu Ar­min­do Pi­res, ami­go e re­pre­sen­tan­te de Ma­nu­el Vi­cen­te em Por­tu­gal.

O juiz-pre­si­den­te, Al­fre­do Cos­ta, que leu uma sú­mu­la do acór­dão du­ran­te qu­a­tro ho­ras, foi mui­to crí­ti­co em re­la­ção à mu­dan­ça de ver­são do ma­gis­tra­do, que ape­nas apon­tou o de­do ao ban­quei­ro Car­los Silva e ao ad­vo­ga­do Pro­en­ça de Car­va­lho - co­mo res­pon­sá­veis pe­la sua saí­da da ma­gis­tra­tu­ra - na fa­se de jul­ga­men­to. “Or­lan­do Fi­guei­ra des­pa­chou com ce­le­ri­da­de e com pro­ce­di­men­tos in­su­fi­ci­en­tes” o inqué­ri­to que

SAI­BA MAIS

aca­bou por ar­qui­var con­tra Ma­nu­el Vi­cen­te. O tri­bu­nal con­si­de­ra que os 760 mil eu­ros que en­tra­ram nas su­as con­tas fo­ram as lu­vas pa­gas pe­lo ar­qui­va­men­to do pro­ces­so, em 2012. “Deu o di­to por o não di­to (...) com ex­pli­ca­ções es­tra­nhas e in­con­gru­en­tes”, re­al­çou o juiz.

Pa­ra o tri­bu­nal, os de­poi­men­tos de Car­los Silva, ex-vi­ce- p re s ide nte do B C P , e de Pro­en­ça de Car­va­lho fo­ram cre­dí­veis, ao con­trá­rio do que ale­ga Fi­guei­ra. “O tri­bu­nal não en­con­tra ra­zão pa­ra am­bos não re­co­nhe­ce­rem es­sas li­ga­ções”, afir­mou Al­fre­do Cos­ta. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co vai in­ves­ti­gar o ban­quei­ro e o ad­vo­ga­do em inqué­ri­tos au­tó­no­mos.

PRO­EN­ÇA E CAR­LOS SILVA VÃO SER IN­VES­TI­GA­DOS PE­LO MI­NIS­TÉ­RIO PÚ­BLI­CO

Or­lan­do Fi­guei­ra vai re­cor­rer da con­de­na­ção por cor­rup­ção e bran­que­a­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.