Di­cas

Correio da Manha - Domingo (Cofina) - - O MEU BICHO -

DA RO­MA AN­TI­GA

O Ga­to Co­mum Eu­ro­peu tam­bém é co­nhe­ci­do co­mo ‘ga­to ro­ma­no’, pois foi nes­sa épo­ca que se ex­pan­diu por to­da a Eu­ro­pa. O seu no­me em la­tim é ‘Fe­lis Ca­tus’.

LON­GE­VI­DA­DE

Po­de fa­cil­men­te vi­ver en­tre 15 e 18 anos. O seu pe­so sau­dá­vel va­ria en­tre os três e os cin­co qui­los, mas têm al­gu­ma ten­dên­cia pa­ra fi­car com pe­so a mais e, por is­so, a sua ali­men­ta­ção de­ve ser con­tro­la­da.

CO­RES VA­RI­A­DAS

A cor mais co­mum do Ga­to Co­mum Eu­ro­peu é o ‘ma­lha­do’, ou se­ja, ris­cas es­cu­ras em pe­lo cas­ta­nho, mas tam­bém po­dem ser ‘tar­ta­ru­ga’, cin­za, ‘bi­co­lor’ (o mais co­mum é pre­to e bran­co mas tam­bém exis­tem ama­re­los e bran­cos) e ‘tri­co­lor’.

CUI­DA­DOS DE SAÚ­DE

São em ge­ral ani­mais mui­to re­sis­ten­tes mas têm ten­dên­cia pa­ra so­frer de al­gu­mas aler­gi­as, bron­cop­neu­mo­ni­as, ca­ta­ra­tas, con­jun­ti­vi­tes e oti­tes. De­vem ser es­co­va­dos uma vez por se­ma­na e es­ti­mu­la­dos com jo­gos que os man­te­nham ati­vos tan­to a ní­vel fí­si­co co­mo men­tal.

FER­TI­LI­DA­DE

São mui­to fér­teis e atin­gem a ma­tu­ri­da­de se­xu­al an­tes dos ou­tros ga­tos. É acon­se­lhá­vel cas­trá-los pa­ra evi­tar ni­nha­das, fu­gas e com­por­ta­men­tos ter­ri­to­ri­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.