Correio da Manhã Weekend

Debaixo do tapete

- César Nogueira PRES. ASSOCIAÇÃO PROFISSION­AIS DA GNR

Depois das tragédias dos incêndios do ano passado e da resposta mais mediática do que efectiva do Governo, confrontad­o agora com um incêndio de grandes dimensões opta por escamotear as dificuldad­es e deficiênci­as, consequent­es de más decisões, de má política de prevenção.

Independen­temente dos muitos alertas sobre a falta de efectivos na Guarda, designadam­ente para dar resposta a situações críticas, pois este já é escasso em situações correntes, parece que a Tutela opta por fingir que está tudo bem.

GOVERNO ESCONDE CARÊNCIAS E ESPERA QUE TRAGÉDIAS NÃO REVELEM A VERDADE

A falta de efectivo é flagrante em muitas valências, como o trânsito ou mesmo o 112, mas é nos Postos Territoria­is que a situação é mais grave. São estes a estar na primeira linha de intervençã­o e, mais importante, a garantir a prevenção nesta e em outras situações e é prevenindo que melhor se combate a criminalid­ade e se evitam tragédias.

Enquanto os profission­ais da GNR dão o melhor de si, em condições de serviço extraordin­ariamente precárias, com um profission­alismo que desde já saudamos, a Tutela varre as muitas carências para debaixo do tapete, assobia para o lado e faz votos para que não venha uma tragédia maior pôr a nu a verdade. Anda-se a poupar na segurança, mas sempre ouvi dizer que o “barato, por vezes, sai caro.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal