Correio da Manhã Weekend

SEGURANÇA SOCIAL COM FOLGA DE 200 MILHÕES PARA PENSÕES ANTECIPADA­S

CONTAS Governo tem almofada para pagar o fim dos cortes para longas carreiras contributi­vas GERINGONÇA Costa está a negociar reformas aos 60 anos com 40 de descontos sem penalizaçõ­es

- BEATRIZ FERREIRA/SALOMÉ PINTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

ASegurança Social tem uma almofada de cerca de 200 milhões de euros que daria para pagar o fim do corte de 14,5% nas pensões antecipada­s das longas carreiras contributi­vas.

No primeiro semestre de 2018, a Segurança Social registou um saldo de 1,845 mil milhões de euros, mais 198 milhões face ao período homólogo do ano passado, segundo o último relatório da execução orçamental do Estado.

Esta folga poderia servir para cobrir a despesa com a segunda fase de alívio dos cortes nas pensões antecipada­s, isto é, para quem se reformar aos 63 anos de idade e aos 60 anos tiver 40 de contribuiç­ões para a Segurança Social. Nas contas do executivo, esta medida custaria 139 milhões de euros aos cofres do Estado, ou seja, abaixo da almofada de quase 200 milhões da Segurança Social.

Em entrevista ao ‘Expresso’ de ontem, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que já está a negociar com os parceiros à esquerda a eliminação do fator de sustentabi­lidade de 14,5 % nas pensões antecipada­s das longas carreiras contributi­vas. No entanto, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, já tinha dito ao CM, em outubro do ano passado, que a medida “agora não é viável” mas admitiu que “isso possa acontecer, com alterações tecnológic­as e maiores cresciment­os económicos que façam subir salários”.

A medida ainda não avançou e “já deveria ter entrado em vigor no início do ano”, segundo o PCP. Aliás, o acordo celebrado entre o Governo e o Bloco de Esquerda prevê o fim do corte do fator de sustentabi­lidade em janeiro passado.

Ao CM, o deputado bloquista José Soeiro disse que “o aumento das receitas da Segurança Social com a descida do desemprego e a contribuiç­ão do IRC permite acomodar esta despesa”.

GOVERNO NÃO CUMPRIU ACORDO PARA ELIMINAR CORTE EM JANEIRO DE 2018

 ??  ?? António Costaestá a negociar mas não se quer compromete­r
António Costaestá a negociar mas não se quer compromete­r
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal