Correio da Manhã Weekend

CHANTAGEM SEXUAL NA NET RENDE 15 MIL EUROS

DISPARAM QUEIXAS DE DEVASSA DAVIDA PRIVADA, ALERTA APOLÍCIA JUDICIÁRIA

- TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Amulher, de 56 anos, utilizou o ‘Twoo’, uma rede social na internet que se destina a conhecer pessoas, e foi aí que encontrou aquele que pensava ser o ‘amor da sua vida’. O homem, de 49 anos, morador em Santarém, prometeu-lhe, entre outras coisas, casarem-se e serem felizes para sempre.

A mulher acreditou. Começou por lhe enviar fotos, algumas da sua intimidade. E rapidament­e o sonho se transformo­u em pesadelo, com o homem a chantageá-la. Este é apenas mais um dos muitos casos de extorsão que têm chegado à Polícia Judiciária. E que levou aquela polí- cia a alertar para o aumento significat­ivo de queixas por crimes de devassa da vida privada e de extorsão associados ao uso das redes sociais na internet.

Neste caso, o homem ameaçou que contava tudo aos familiares da mulher. Disse-lhe que revelava que ela andava nas redes sociais da net à procura de um marido e que depois ainda mostrava fotos que tinha na sua posse.

Assustada, a vítima foi pagando. O que tinha e o que não tinha, num total de 15 mil euros que levaram a que se endividass­e. Em julho, decidiu-se a contar à Polícia Judiciária o terror em que vivia. E foram os elementos da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalid­ade Tecnológic­a, no âmbito da investigaç­ão por extorsão sexual, que avançaram para o terreno para travar o crime. Detiveram, em flagrante delito, na cidade de Santarém, o suspeito, quando recebia mais dinheiro das mãos da vítima.

O detido foi, entretanto, presente ontem a primeiro interrogat­ório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação.

A Polícia Judiciária aconselha agora a que a utilização das redes sociais não envolva a exposição íntima e sexual dos seus utilizador­es – de forma a evitar potenciais atos de extorsão. Apela ainda à respetiva conscienci­alização para os perigos.

EM JULHO, VÍTIMA CONTOU ÀS AUTORIDADE­S, QUE AVANÇARAM PARA PRISÃO

 ??  ?? Vítima, de 56 anos, foi seduzida por um homem, através de um site de encontros na internet, e acabou por ser extorquida depois de lhe enviar fotografia­s íntimas
Vítima, de 56 anos, foi seduzida por um homem, através de um site de encontros na internet, e acabou por ser extorquida depois de lhe enviar fotografia­s íntimas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal