Correio da Manhã Weekend

Cervejeira com processo por fixar preços

ACUSAÇÃO Concorrênc­ia acusa cervejeira de prejudicar consumidor­es ao fixar preços mínimos aos distribuid­ores DEFESA Empresa rejeita “categorica­mente” acusação do regulador

- BEATRIZ FERREIRA / SALOMÉ PINTO

ASuper Bock incorre numa multa de até 52, 1 milhões de euros. A Autoridade da Concorrênc­ia acusa a cervejeira de fixar preços mínimos de revenda dos seus produtos em hotéis, restaurant­es e bares “em prejuízo dos consumidor­es” durante pelo menos 12 anos. Mas o grupo de bebidas, antes denominado Unicer, rejeita as acusações.

Segundo o regulador, a Super Bock interferiu na determinaç­ão de preços por parte dos seus distribuid­ores, o que “elimina a concorrênc­ia pelo preço dos p r o dut o s , e m p r e j uíz o do s clientes finais”. Na visão da Autoridade da Concorrênc­ia, os

SEIS GESTORES INCORREM EM MULTA DE 10% DA REMUNERAÇíO ANUAL

consumidor­es saíram prejudicad­os por terem ficado “limitados nas suas opções de escolha” e deixado “de poder beneficiar de produtos a preços mais reduzidos”. A cervejeira pode agora ter de pagar uma multa de até 10% do volume de vendas gerado no ano passado, que totalizara­m 521 milhões de euros.

Em comunicado, o grupo liderado por Rui Ferreira rejeita “categorica­mente” as acusações e garante que “não cometeu qualquer infração”. Adianta ainda que “irá exercer o seu direito de defesa convicta de que será reconhecid­a a conformida­de das suas práticas”.

Além da empresa, são visados seis administra­dores e diretores que arriscam uma coima de até 10% da sua remuneraçã­o anual. A Super Bock é ainda acusada de ter determinad­o as margens de comerciali­zação “e outras remuneraçõ­es diretas ou indiretas dos distribuid­ores”.

O inquérito foi instaurado em junho de 2016, após duas denúncias, e concluiu que a prática decorreu durante 12 anos, até 2017. O regulador emitiu uma nota de ilicitude que não determina o resultado da investigaç­ão, pela que a empresa tem direito à audição e defesa.

 ??  ?? Grupo de bebidas gerou volume de vendas de 521 milhões de euros no ano passado. A multa pode ir até 10% desse valor
Grupo de bebidas gerou volume de vendas de 521 milhões de euros no ano passado. A multa pode ir até 10% desse valor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal