Correio da Manhã Weekend

A grande seca

-

Nova Iorque é uma chatice. Não me entendam mal, tem tudo. A maior concentraç­ão de multimilio­nários do mundo. É a cidade mais filmada do mundo. Quem a visita pela primeira vez tem a sensação estranha de já lá ter estado – todos nós conhecemos Nova Iorque quase tão bem como aos abdominais de Marcelo.

O problema é que, para cada multimilio­nário num 40º andar, há um ror de formigas lá em baixo em trabalhos difíceis e mal pagos, quando não perigosos – aqueles arranha-céus não se constroem sozinhos.

A maior parte dos nova-iorquinos mora fora da ilha de Manhattan. Todos os dias apanham o comboio ou o barco e as avarias são frequentes. O tempo também não ajuda. No verão um insuportáv­el calor húmido; no inverno, o vento pode ser afiado como navalhas de barba. Não é uma vida fácil. Asfalto a mais, jardins a menos, tirando o Central Park, em redor do qual ficam os apartament­os mais luxuosos. Por fora banais, por dentro vinte assoalhada­s com piscina interior e armário para ogivas nucleares. Sim, a vida pode ser boa em Nova Iorque – se formos multimilio­nários. A maioria vive em apartament­os atravancad­os do tamanho de um chihuahua (com sorte, um caniche), sai para o trabalho cedo, regressa a casa tarde. Quase toda a gente come mal: só porcarias. Há filas para tudo, sobretudo para as porcarias. Um bilhete para o ‘Hamilton’ custa 700 euros.

E, no entanto, se perguntarm­os, muitos responderã­o que estão felizes de viver em Nova Iorque e que “não a trocavam por nada”. E quando arqueamos as sobrancelh­as, respondem com um orgulho esquisito: porque é “a melhor cidade do mundo.” De nada serve lembrar que tecnicamen­te nem vivem em Nova Iorque, mas na periferia. Estão como que hipnotizad­os. Enamorados pela lenda. Dado que “vivem em Nova Iorque”, mesmo que a penar em trabalhos árduos e mal pagos, só podem estar a curtir.

Esta rua tem três metros de sacos de lixo empilhados? Ah, mas fica em Nova Iorque. Mal consigo respirar? Ah, mas es- tou em Nova Iorque. Morro de solidão? Ah, mas estou na cidade com mais solteiros infelizes em busca de alguém. Não tenho dinheiro para ir ao hospital? Ah, mas estou rodeado dos melhores hospitais do mundo – e num deles até foi médico o George Clooney.

Sim, Portugal anda um bocadinho Nova Iorque. E cadê o mal?

TODOS NÓS CONHECEMOS

NOVA IORQUE QUASE

TÃO BEM COMO AOS ABDOMINAIS

DE MARCELO

ESTA RUA TEM TRÊS METROS DE SACOS DE LIXO

EMPILHADOS? AH, MAS FICA

EM NOVA IORQUE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal