Correio da Manhã Weekend

Lembrar as vítimas do terror de 2017

CERIMÓNIA r Rei foi acompanhad­o pelo presidente catalão em homenagem pautada pelo silêncio

- F. J. GONÇALVES* COM AGÊNCIAS

Barcelona prestou ontem homenagem às vítimas dos atentados radicais islâmicos de 17 de agosto de 2017 que deixaram 16 mortos e mais de 150 feridos, nas Ramblas e em Cambrills. A presença do rei de Espanha, Felipe VI, causou algumas tensões, mas de um modo geral a homenagem decorreu sem incidentes, sob o lema: ‘Barcelona, ciutat de pau’ (‘Barcelona, cidade de paz’).

O silêncio pautou a cerimónia, durante a qual o rei cumpriment­ou os sobreviven­tes da tragédia e as famílias dos que perderam a vida. O rei foi acompanhad­o pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pela presi- dente da câmara de Barcelona, Ada Colau, e pelo presidente do governo catalão, Quim Torra, que apresentou a Felipe VI a mulher de Joaquim Forn, conselheir­o do Interior catalão detido após o referendo separatist­a ilegal de outubro de 2017. “Não sou eu quem devia estar aqui”, disse ao rei Laura Masvidal, mulher de Forn, numa clara crítica a Espanha pela detenção dos líderes separatist­as.

Apesar deste episódio, e de pequenas marchas separatist­as, o governo catalão, após uma ameaça inicial de boicote ao rei, conseguiu evitar a politizaçã­o da homenagem e travou protestos como os que marcaram a visita de Felipe VI em 2017. A cerimónia acabou com o grito coletivo de ‘No tinc por!’ (‘Não temos medo!’).

 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 1Protestos contra o rei mancharam uma homenagem ordeira 2O rei assistiu à cerimónia ladeado pela rainha Letizia e pelo PM Espanhol, Pedro Sánchez3 Familiares das vítimas do ataque3
1Protestos contra o rei mancharam uma homenagem ordeira 2O rei assistiu à cerimónia ladeado pela rainha Letizia e pelo PM Espanhol, Pedro Sánchez3 Familiares das vítimas do ataque3
 ??  ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal