Correio da Manhã Weekend

Vaticano lamenta abusos na Pensilvâni­a

REAÇÃO r Santa Sé reage a relatório de investigaç­ão que detalha 70 anos de abusos sobre mais de mil crianças por parte de cerca de 300 sacerdotes

- F. J. GONÇALVES*

OVaticano exprimiu ontem “vergonha e dor” ante as revelações de um relatório sobre abusos sexuais na Igreja Católica da Pensilvâni­a, EUA, que envolvem mais de 300 sacerdotes em abusos a mais de mil crianças, num período de 70 anos.

O relatório de 900 páginas resume as conclusões de uma investigaç­ão do grande júri da Pensilvâni­a e foi divulgado na terça-feira. A reação tardia do Vaticano já mereceu críticas.

IGREJA GARANTE ESTAR A FAZER TUDO PARA EVITAR QUE ABUSOS SE REPITAM

O porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, afirmou ontem que a Igreja “precisa aprender lições difíceis do passado” e considerou os abusos “criminosos e moralmente repreensív­eis”, descrevend­o-os ainda como “traições de confiança que roubaram aos sobreviven­tes a dignidade e a fé”. Burke disse ainda que os atos dos sacerdotes e bispos têm de ser alvo de punições exemplares.

“Padres violaram crianças de ambos os sexos, e os homens de Deus responsáve­is por eles não só não fizeram nada como esconderam tudo”, refere o relatório, frisando ainda que “monsenhore­s, bispos, arcebispos e cardeais têm sido protegidos e muitos deles, incluindo alguns referidos no relatório, foram promovidos”.

Burke, contudo, sublinha que há poucos casos após 2002, o que revela, disse, o esforço da Santa Sé para “aumentar a vigilância e assegurar a proteção dos menores”.

 ??  ?? Vaticano lamentou os abusos descritos num relatório de 900 páginas
Vaticano lamentou os abusos descritos num relatório de 900 páginas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal