Correio da Manhã Weekend

Multidão encheu Viana para desfile milionário

TRADIÇÃO rOuro de família e trajes minhotos percorrera­m as ruas com muita gente a assistir SEGURANÇA r PSP reforçou o dispositiv­o que envolveu agentes à paisana e seguranças privados

- JOSÉ EDUARDO CAÇÃO

Milhares de vianenses e turistas encheram as ruas da cidade de Viana do Castelo, ontem à tarde, para assistir a mais um Desfile da Mordomia. O cortejo que marca o arranque de quatro dias de festa em honra da Nossa Senhora da Agonia. Este ano, celebra-se meio século desde que pela primeira vez os trajes típicos adornados com as famosas peças valiosas da cidade se mostram, não só aos locais, como

CERCA DE 20 MILHÕES EM OURO, MUITA COR E FESTA NO DESFILE DA MORDOMIA

também aos muitos visitantes.

“Já é a quarta vez que eu venho de propósito de Cantanhede para participar nas Festas da Agonia. Gosto muito de romarias e normalment­e escolho vir em dias diferentes de cada vez que cá volto”, contou ao CM Conceição Figueira. O Desfile da Mordomia consiste numa organizaçã­o específica conforme o estatuto social, começando pelos trajes das varinas e das lavradeira­s, terminando com a representa­ção das classes mais ricas em que se incluem as mordomas e a s noivas que exibem a grande quantidade e enorme opulência do ouro - estima-se que tenham saído à rua cerca de 20 milhões de euros em joias, distribuíd­os por 636 mulheres, como a atriz Melânia Gomes -, herdado por várias gerações.

O aprumo não se nota apenas em quem participa no desfile como também na população que se veste a rigor. “Nestes dias somos 500% vianenses. É um orgulho. Eu só uso o meu ouro de filigrana por esta altura. E mesmo assim não trago muito, porque tenho medo de ser assaltada”, diz Maria Costa. A se- gurança foi uma preocupaçã­o, com a PSP a montar um dispositiv­o reforçado, incluindo agentes à paisana, junto a elementos de segurança privada.

O fogo de artifício foi antecipado das 00h00 para as 23h00 para ‘fintar’ a proibição (mais na pág. 13), que leva a cancelar os foguetes dos restantes dias.

 ??  ?? Atriz Melânia Gomes (à esq.) é natural de Viana e foi uma das 636 mulheres que desfilaram com os trajes e o ouro
Atriz Melânia Gomes (à esq.) é natural de Viana e foi uma das 636 mulheres que desfilaram com os trajes e o ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal