Correio da Manhã Weekend

Gigantes tecnológic­as recuperara­m da crise

BOLSA r Amazon, Apple, Microsoft e Google colocam mercado a crescer depois das inúmeras polémicas dos últimos meses CONSULTORA r Facebook ainda sofre com escândalo da fuga de dados

- DUARTE FARIA

Seis meses depois de rebentar o escândalo da fuga de dados do Facebook para a consultora Cambridge Analytica, que afetou mais de 87 milhões de utilizador­es da rede social e que levou a uma crise generaliza­da no mercado tecnológic­o, os principais gigantes online já começaram a recuperar valor.

Impulsiona­do pelo cresciment­o da Amazon, da Apple, da Microsoft e da Google, o valor das principais tecnológic­as é hoje 345 mil milhões de euros superior ao registado a 16 de

EMPRESAS VALEM HOJE MAIS 345 MIL MILHÕES DE EUROS DO QUE HÁ 6 MESES

março, dia anterior ao início do escândalo do Facebook - a que se seguiram várias outras polémicas relacionad­as com a privacidad­e dos utilizador­es, que provocaram uma crise de confiança em diversas empresas.

A Apple foi a tecnológic­a que ganhou mais dinheiro: 137 mil milhões de euros. Mas, percentual­mente, foi a Amazon que mais cresceu. Em seis meses valorizou mais de 19%. Principal afetado pela crise no mercado nos últimos meses, o Facebook, que detém o Instagram e o WhatsApp, ainda não chegou aos valores ‘pré-crise’ mas, ainda assim, tem vindo a recuperar. Ontem valia 438 mil milhões de euros, menos 7,7% do que antes de ser revelado o escândalo da Cambridge Analyti- ca. Recorde-se que a empresa de Mark Zuckerberg registou em julho a pior quebra da história da Bolsa de Nova Iorque, desvaloriz­ando num só dia mais de 100 mil milhões de euros.

 ??  ?? Mark Zuckerberg viu a Facebook enfrentar várias crises nos últimos meses
Mark Zuckerberg viu a Facebook enfrentar várias crises nos últimos meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal