Correio da Manhã Weekend

BE quer penalizar desigualda­de salarial

PROJETO DE LEI r Diploma defende que empresas com mais de 10 trabalhado­res passem a divulgar o seu leque salarial DIFERENÇAS r Administra­dores da EDP e CTT apontados para justificar proposta

- JOÃO MALTEZ

OBloco de Esquerda (BE) quer penalizara­s empresas que apresentem maior desigualda­de salarial entre os gestores e os restantes trabalhado­res. A aplicação de contraorde­nações e o impediment­o de acesso a apoios e concursos públicos são algumas das medidas previstas num diploma entregue ontem pelos bloquistas no Parlamento.

Depois das cotadas no PSI20 já serem obrigadas a “divulgar o seu leque salarial”, o BE quer agora que as empresas com mais de 10 trabalhado­res passem também a fazê-lo. Deste modo,

GOVERNO TERÁ DE DEFINIR RÁCIO ENTRE SALÁRIOS MAIS ALTOS E MAIS BAIXOS

explicou ontem aos jornalista­s o deputado José Soeiro, e uma vez definido um rácio entre o salário mais alto e os ordenados mais baixos, passará a ser possível exigir a aplicação da futura lei que visa a redução das situações de desigualda­de salarial.

No projeto de lei entregue à Assembleia da República, a ex- posição de motivos para apresentaç­ão da mesma faz alusão, tendo por base dados da Deco/Proteste, aos casos de António Mexia, da EDP, cujo vencimento mensal é 49,5 vezes o salário médio da empresa; ou de Francisco Lacerda, dos CTT, que recebe mais de 45 vezes o salário médio da firma que lidera.

Os bloquistas não avançam no seu projeto de lei com qualquer valor para o rácio que deverá vigorar, deixando essa tarefa para o Governo, mas aludem ao que alguns especialis­tas internacio­nais nesta matéria defendem como melhores práticas: o salário mais alto da empresa não deve exceder em 25 vezes o mais baixo.

 ??  ?? Projeto bloquista foi apresentad­o ontem por José Soeiro, aqui com Catarina Martins, a coordenado­ra do BE
Projeto bloquista foi apresentad­o ontem por José Soeiro, aqui com Catarina Martins, a coordenado­ra do BE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal