Correio da Manhã Weekend

MEDICINA DENTÁRIA

Uma das causas do abcesso pode ser a cárie dentária

- POR DRA. ANA FERRO/ MALO CLINIC

O QUE É UM ABCESSO DENTÁRIO?

É uma coleção purulenta (coleção de pus) que vai aumentando de tamanho, se a causa não for tratada. Pode levar mesmo a abcessos na face ou problemas grandes como celulites na própria face. A zona do canino tende a aumentar/drenar para aquela zona. Um abcesso é a formação de uma membrana que vai aumentando de tamanho.

O QUE CAUSA UM ABCESSO DENTÁRIO?

Uma das causas pode ser a cárie dentária que continua a progredir e chega ao nervo. Começa a ver-se a zona da gengiva a inchar, associada ao dente em questão. A origem do abcesso dentário pode também estar ao nível dos tecidos periodonta­is. Ou seja, quem tem a doença periodonta­l (atinge a gengiva e o osso) pode ter por vezes este abcesso (provocado pelas bactérias que se encontram entre a gengiva e o dente, começando a proliferar). Também podemos ter um abcesso gengival quando há um corpo estranho entre a gengiva e o dente (espinha ou um pouco de palito).

O QUE SE DEVE FAZER?

Deve tratar-se a causa desde o início. Quando o abcesso é muito grande, a anestesia pode ter dificuldad­e em pegar/fazer efeito. Se não der para tratar logo a causa, tenta drenar-se o abcesso para diminuir a dor provocada pela coleção purulenta a fazer pressão no resto dos tecidos. Ao fazer uma incisão, diminui automatica­mente a dor. O abcesso pode desaparece­r sozinho, mas nem por isso deve deixar de ser tratado. O antibiótic­o pode ajudar num primeiro momento a diminuir a dor e o tamanho do abcesso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal