Correio da Manhã Weekend

PIRATA TENTA NEGOCIAR ACORDO COM A JUSTIÇA

RUI PINTO QUER ENTREGAR-SE VOLUNTARIA­MENTE E EVITAR A CADEIA. PEDE SEGURANÇA

- TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Rui Pinto, o jovem que a PJ suspeita ser o pirata informátic­o que desvendou os segredos guardados nos computador­es do Benfica, pode entregar-se e negociar um perdão que lhe permita ficar em liberdade.

O jovem está indiciado pelo crime de acesso ilegal a ficheiros informátic­os, cuja pena máxima é de cinco anos de cadeia. Mas poderá optar por uma entrega voluntária, para prestar declaraçõe­s no âmbito da investigaç­ão em curso. Se o fizer, dificilmen­te ficará em prisão preventiva, podendo mesmo regressar ao país onde se encontra atualmente.

Rui Pinto pode ainda exigir que as autoridade­s lhe garantam segurança caso venha a Portugal para ser interrogad­o. Considerad­o atualmente o ‘inimigo número um’ por muitos benfiquist­as, o jovem terá de ter do Estado garantias de que pode depor sem correr riscos.

Rui Pinto está neste momento num outro país da Europa que não a Hungria, a partir de onde terá operado e cometido os crimes em causa. Mas o CM sabe que a sua localizaçã­o já é conhecida. O jovem tem também pendentes mandados de captura, o que diminui a sua capacidade de se deslocar livremente, especialme­nte no espaço Schengen. Se tentar apanhar um avião com documentos verdadeiro­s será detido e enviado para Portugal a fim de ser interrogad­o. Por outro lado, se estiver fora do espaço europeu será mais difícil a sua captura.

Ao mesmo tempo, o rasto informátic­o deixado por Rui Pinto será seguido, no sentido de as autoridade­s saberem a partir de onde está atualmente a atuar. Esta investigaç­ão passará também pelo cruzamento de dados da Polícia Judiciária e das congéneres europeias sobre espionagem na internet.

Mas é aqui que residirá a maior dificuldad­e dos investigad­ores. Rui Pinto nunca tirou um curso de Informátic­a mas tornou-se num ‘fora de série’ de forma autodidata e acabou por se tornar um perito em pirataria informátic­a capaz de roubar segredos e dinheiro a partir de qualquer computador.

MANDADOS DE DETENÇÃO LIMITAM CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇ­ÃO

RUI PINTO PODERÁ

ENTREGAR-SE E VOLTAR AO PAÍS ONDE ESTÁ AGORA

PJ E CONGÉNERES VÃO

PARTILHAR DADOS DE ESPIONAGEM NA NET

 ??  ??
 ??  ?? 1Rui Pinto desvendou segredos dos computador­es do Benfica2Pi­rata éo ‘inimigo número um’ dos benfiquist­as
1Rui Pinto desvendou segredos dos computador­es do Benfica2Pi­rata éo ‘inimigo número um’ dos benfiquist­as
 ??  ?? Paulo Gonçalves é um dos arguidos do processo E-Toupeira
Paulo Gonçalves é um dos arguidos do processo E-Toupeira
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal