Correio da Manhã Weekend

ASSUNÇÃO CRISTAS QUER QUE MARCELO OUÇA OS PARTIDOS PARA A ESCOLHA DO NOVO PROCURADOR DA REPÚBLICA.

PGR rCristas defende recondução de Marques Vidal PSD r Rui Rio evita falar sobre o mandato

- SALOMÉ PINTO

AA líder do CDS, Assunção Cristas, anunciou ontem que vai pedir ao Presidente da República para que ouça os partidos sobre o processo de nomeação do procurador-geral da República (PGR) e insistiu na recondução de Joana Marques Vidal.

“Sabemos bem que a competênci­a da indicação é do Gover- no e da nomeação é do Presidente da República, mas face à importânci­a do tema e à necessidad­e de termos garantias quanto ao perfil do próximo PGR, entendemos que seria importante o chefe de Estado poder ouvir todos os partidos”, explicou Cristas.

A líder centrista voltou a defender a renovação do manda- to de Joana Marques Vidal, consideran­do que “quem na vida pública está a fazer um bom trabalho, quem dá condições de garantia e de independên­cia deve poder continuar”. Por isso, quando for ouvida por Marcelo Rebelo de Sousa, irá “transmitir o desejo de que possa haver a recondução”, sublinhou.

No PSD, as vozes são dissonante­s, sobretudo entre o seu líder Rui Rio, que evita falar sobre o assunto, e vários sociaisdem­ocratas, como Paulo Rangel, Marques Mendes ou António Leitão Amaro que defendem a recondução. Ontem, Rio voltou a dizer: “Não comento”. E defendeu novamente “a não partidariz­ação do cargo”. Recentemen­te, Rio criticou o Ministério Público na forma como tem conduzido a investigaç­ão do roubo de armamento militar em Tancos, e veio exigir uma “acusação célere”.

RIO CRITICA MINISTÉRIO DE MARQUES VIDAL NO CASO DO ROUBO EM TANCOS

 ??  ?? Joana Marques Vidal poderá renovar o mandato para os próximos seis anos
Joana Marques Vidal poderá renovar o mandato para os próximos seis anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal