Correio da Manhã Weekend

‘FLORENCE’ JÁ FEZ SETE MORTOS E O ‘HELENE’ ESTÁ A PROVOCAR VENTOS DE 150 KM POR HORA NOS AÇORES.

MORTOS r O número de vítimas subiu ontem, numa altura em que autoridade­s alertam para risco de subida das águas VASTO r Tempestade perdeu velocidade mas cobre uma área de quase 500 km

- F. J. GONÇALVES* COM AGÊNCIAS

Opresident­e dos EUA, Donald Trump, declarou ontem situação de desastre na Carolina do Norte, onde o furacão ‘Florence’, agora reduzido à categoria de tempestade tropical, causou já pelo menos sete mortes e arrasou centenas de casas. As autoridade­s alertam que a redução de velocidade da intempérie, que cobre uma área de quase 500 km de amplitude, fará com que as chuvas torrenciai­s se prolonguem, pondo em risco comunidade­s inteiras.

Os efeitos da tempestade deixaram mais de 770 mil casas sem eletricida­de na Carolina do Norte e cerca de 172 mil estão na mesma situação na vizinha Carolina do Sul, que também já sofre o impacto da ‘Florence’.

Todas as vítimas da intempérie perderam a vida na Carolina do Norte. Após as quatro primeiras vítimas de sexta-feira, entre elas uma mãe e o filho bebé, foi ontem confirmada a morte de mais três pessoas, entre elas um homem, de 77 anos, que procurava salvar os seus cães de caça.

Dezenas de pessoas esperavam ontem ajuda em telhados e andares elevados de casas, enquanto milhares de outras passaram uma segunda noite em abrigos.

Os ventos perderam muita da intensidad­e inicial. Dos 150 km/h com que atingiram terra na sexta-feira, passaram ontem a 80 km/h.

Mas a intensidad­e da chuva faz temer inundações muito graves causadas pela elevação súbita dos níveis de rios e lagos.

“Este sistema está a despejar quantidade­s épicas de chuva, medidas, em alguns locais, em metros e não em centímetro­s”, afirmou Roy Cooper, governador da Carolina do Norte.

Em algumas localidade­s, a água t e m j á mais de 60 cm de altura e nos próximos dias deverá superar um metro numa vasta área do sudeste da Carolina do Norte e nordeste da Carolina do Sul. Partes da Virgínia poderão também sofrer inundações com cerca de 30 cm.

QUASE UM MILHÃO DE CASAS SEM ELETRICIDA­DE DEVIDO À INTEMPÉRIE

 ??  ?? Wilmington, na Carolina do Norte, sofreu o primeiro impacto da intempérie que forçou a fuga de milhares de pessoas
Wilmington, na Carolina do Norte, sofreu o primeiro impacto da intempérie que forçou a fuga de milhares de pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal