Correio da Manhã Weekend

Novo Banco empurra défice para 1,9 %

CONTAS r Valor está acima da meta prevista pelo Governo para 2018. Centeno mantém-se confiante

- BEATRIZ FERREIRA

Odéfice fixou-se em 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre do ano. A pesar na estimativa divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) está a injeção de capital no Novo Banco no valor de 792 milhões de euros.

Segundo o INE, o saldo global das administra­ções públicas si- tuou-se em 1864,7 milhões de euros negativos nos primeiros seis meses de 2018, o que representa 1,9% do PIB. Para que o Governo cumpra a meta já estabeleci­da, o défice terá ainda de cair 1,2 pontos percentuai­s até ao final do ano, para 0,7%.

O valor do défice agora divul- gado pelo INE “reflete o aumento de capital no Novo Banco realizado no 2º trimestre de 2018”, aponta a instituiçã­o. Recorde-se que o Estado foi chamado a apoiar em 450 milhões de euros o Fundo de Resolução para reforço do capital do Novo Banco.

Ainda assim, o Governo recu- sa alterar a meta de 0,7% para o conjunto do ano. “Os dados do INE permitem-nos dizer que vamos cumprir pelo terceiro ano consecutiv­o as metas que definimos para o défice público”, reagiu ontem o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Na quinta-feira, o Conselho das Finanças Públicas foi mais otimista e projetou que o ano fechará com um défice de 0,5%.

GOVERNO GARANTE QUE DÉFICE VAI CHEGAR AOS 0,7% ATÉ AO FINAL DO ANO

 ??  ?? O ministro das Finanças, Mário Centeno, acredita que será possível fechar as contas de 2018 com um défice de 0,7%
O ministro das Finanças, Mário Centeno, acredita que será possível fechar as contas de 2018 com um défice de 0,7%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal