Correio da Manhã Weekend

Mais de 1,3 milhões de pessoas assistiram aos festivais de verão

AFLUÊNCIA r Rock in Rio lidera, com 278 mil pessoas em quatro dias. Segue-se o NOS Alive, que esgotou pelo terceiro ano consecutiv­o PÚBLICO r Oito eventos tiveram mais de 100 mil pessoas

- DUARTE FARIA

Com a temporada de festivais praticamen­te no fim, é fácil de concluir que a música continua a arrastar verdadeira­s multidões em Portugal. De acordo com números recolhidos pelo CM, os principais eventos que se realizaram e s te ano no nosso país receberam mais de 1,3 milhões de pessoas. No entanto, o número de espectador­es deste tipo de eventos será bem superior, já que o nosso país é palco de quase 200 festivais ao longo do ano. E alguns, como o Santa Casa Alfama e o Super Bock em Stock ainda nem sequer se realizaram.

Contudo, é já seguro afirmar que o Rock in Rio vai fechar o ano como o acontecime­nto que mais público recebeu. No total, e ao longo de quatro dias, foram 278 mil os espectador­es que passaram pelo Parque da Bela Vista, em Lisboa, muitos deles estrangeir­os. Ainda assim, o festival lisboeta recebeu menos 51 mil pessoas do que na última edição, em 2016, ano em que decorreu ao longo de cinco dias.

No segundo lugar deste top surge o NOS Alive, com 165 mil pessoas. O festival do Passeio Marítimo de Algés esgotou pelo terceiro ano consecutiv­o. Acima dos 100 mil visitantes encontram-se ainda o Sudoeste, na Zambujeira do Mar, o Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, o Paredes de Coura, o Somnii, na Figueira da Foz, o Festival do Crato e o Músicas do Mundo, que se realiza em Sines.

Já o Sol da Caparica e o Festival F, em Faro, que apostam fortemente na música portuguesa, registaram um aumento significat­ivo no número de espectador­es, face a anos anteriores, e atraem, em conjunto, mais de 100 mil festivalei­ros. Em Lisboa, o Super Bock Super Rock levou ao Parque das Nações mais de 50 mil pessoas e o histórico Vilar de Mouros chamou ao Alto Minho cerca de 32 mil pessoas.

No fim da lista dos mais populares festivais de verão, surge o Summer Fest, na Ericeira, que, este ano, contou com pouco mais de 30 mil pessoas.

PORTUGAL É PALCO DE QUASE 200 FESTIVAIS AO LONGO DE TODO O ANO

 ??  ?? Rock in Rio teve este ano menos 51 mil pessoas do que na última edição, em 2016. Mas o evento também contou com menos um dia
Rock in Rio teve este ano menos 51 mil pessoas do que na última edição, em 2016. Mas o evento também contou com menos um dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal