Correio da Manhã Weekend

Facebook esgotou a paciência da Europa

ALTERAÇÕES r Comissão Europeia ameaça com multas caso a rede social não adote medidas para a defesa dos consumidor­es ULTIMATO r Dezembro é a data limite para o cumpriment­o das regras

- DUARTE FARIA

AComissão Europeia perdeu a “paciência” com o Facebook e poderá avançar com sanções caso a rede social, liderada por Mark Zuckerberg, não implemente as medidas de defesa do consumidor exigidas para se adaptar às regras europeias. A ameaça foi feita por Vera Jourová, comissária europeia da Justiça, que fez esta semana um ultimato à gigante tecnológic­a que detém ainda o Instagram e WhatsApp.

“Se as alterações não forem plenamente implementa­das até final do ano, solicitare­i às auto-

EM PORTUGAL A DECO EXIGE UMA INDEMNIZAÇ­ÃO DE 200 EUROS POR PESSOA

ridades dos consumidor­es que atuem rapidament­e e sancionem a empresa”, anunciou a comissária. “Embora o Facebook me tenha garantido que iria finalmente alterar os termos de serviço enganosos até dezembro, isto arrasta-se há demasiado tempo. É tempo de parar com promessas e passar à ação”, acrescento­u Jourová.

A Comissão Europeia acusa o Facebook de dizer “aos consumidor­es que os seus dados e conteúdos são usados unicamente para melhorar a sua ‘experiênci­a’ global e não mencionam que a empresa usa esses dados para fins comerciais”. Entretanto, a Deco lançou uma petição na qual apela aos consumidor­es para se juntarem ao movimento que exige uma indemnizaç­ão média de 200 euros para cada utilizador do Face- book pelo “uso massivo dos seus dados”. A ação, que já chegou à justiça em Portugal, Brasil, Bélgica, Espanha e Itália, surgiu após o escândalo da fuga de dados para a consultora Cambridge Analytica.

 ??  ?? Mark Zuckerberg tem estado debaixo de fogo por causa do uso que o Facebook faz dos dados dos seus utilizador­es
Mark Zuckerberg tem estado debaixo de fogo por causa do uso que o Facebook faz dos dados dos seus utilizador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal