Correio da Manhã Weekend

Três procurador­as

-

AMinistra da Justiça, Francisca van Dunem, tornou evidente que o Governo não pretendia reconduzir Joana Marques Vidal, sem querer pagar o “preço”, quando afirmou que se estabelece­u um mandato longo e único para o cargo de PGR após o exercício de Cunha Rodrigues durante 16 anos. Nada melhor do que um argumento constituci­onal para despolitiz­ar uma decisão difícil.

A declaração teve o efeito contraditó­rio de criar uma polémica “irritante”. Em primeiro lugar, porque uma interpreta­ção normativa que conclua pelo mandato único é errónea. Em segundo, porque o argumento histórico não é rigoroso. No tempo de Cunha Rodrigues não havia sequer mandato limitado, o que, na falta de acordo entre PR e PM, implicava a perpetuaçã­o no cargo.

Em suma, o processo de substituiç­ão teve falsa partida, de que recuperou a custo graças ao concurso das vontades de António Costa, por ação, e Marcelo Rebelo de Sousa,

por omissão (reconheceu que só ao Governo compete propor nomes). Quanto à extensão do mandato, fica a ideia, sustentada pelo próprio Sindicato, de que o exercício do cargo por 12 anos será excessivo.

Joana Marques Vidal será recordada por fazer passar a ideia de que a ação penal pode eleger como alvo qualquer pessoa e por ter exercido o cargo com sobriedade, sem ceder às luzes da ribalta. Mas não conseguiu melhorar a comunicaçã­o do MP (sem prejuízo do segredo de justiça) nem garantir um exercício do poder hierárquic­o que assegure uniformida­de de procedimen­tos.

A escolha da nova PGR, Lucília Gago, representa, paradoxalm­ente, um traço de continuida­de e indicia a influência da antecessor­a. Foi designada de novo uma mulher, Procurador­a-Geral Adjunta, de perfil discreto, com especial vocação para a área da família e da criança. Os desafios, esses, serão cada vez maiores. Na direta proporção da crescente complexida­de dos crimes.

A ESCOLHA

DA NOVA PGR,

LUCÍLIA GAGO, REPRESENTA A CONTINUIDA­DE

 ?? Rui Pereira
Professor Universitá­rio ??
Rui Pereira Professor Universitá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal