Correio da Manhã Weekend

ERUPÇÃO CUTÂNEA PREJUDICA SAÚDE MENTAL DO DOENTE

CANSAÇO r Comichão com consequênc­ias na desordem emocional e depressões ESTUDO r Ligação de doença a problemas psicológic­os

- JOÃO SARAMAGO TEXTO PEDRO CATARINO FOTOS

Aerupção cutânea, resultante da comichão e, em situações mais graves, o desenvolvi­mento de infeções nas feridas, são uma realidade comum aos doentes com dermatite atópica. Uma doença de pele complexa e que está associada a questões ambientais e também a fatores genéticos. “Os tratamento­s passam pelo recurso a anti-histamínic­os, corticóide­s e imunossupr­essores”, explicou ao CM a alergologi­sta do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Marta Neto.

Um número crescente de especialis­tas defende que a dermatite atópica é mais do que uma doença de pele, crónica e que não é contagiosa. Entendem

Ferida que deixa mancha

A dermatite atópica carateriza-se por a pele se apresentar sempre seca, o que provoca comichão. A irritação acaba por provocar feridas, sobretudo nas áreas de maior transpiraç­ão. Após a cicatrizaç­ão, ficam manchas que demoram meses a desaparece­r totalmente.

Cremes próprios

A dermatite atópica obriga o doente a um cuidado constante na seleção de cremes usados na higiene, no sentido de manter a pele hidratada para que não ocorram novas erupções. Os produtos não têm compartici­pação do Estado.

que a maior parte dos doentes são afetados na sua saúde mental, pela irritação e cansaço permanente­s.

Nos Estados Unidos, 92 642 crianças participar­am num es-

tudo em que se procurou provar que os menores com dermatite atópica são mais propensos a sofrer de desordens mentais.

Das crianças observadas, 13% relataram a ocorrência de epi-

sódios de dermatite atópica nos últimos 12 meses. Em 67%, a manifestaç­ão foi suave, em 26%, moderada, e em 7%, severa. Para o coordenado­r da avaliação, realizada entre 2007 e 2013, ficou provada a associação. Eric Simpson, da Universida­de de Saúde e Ciência de Portland, no Estado norte-americano de Oregon, referiu que “os riscos para a depressão, a ansiedade, a desordem da conduta, e o autismo aumentaram. Com a realização de tratamento­s verificou-se, por sua vez, um recuo”.

DOENÇA ESTÁ ASSOCIADA A FATORES GENÉTICOS

E A QUESTÕES AMBIENTAIS

 ??  ?? Comichão permanente acaba por levar o doente a fazer feridas na pele. A doença não é contagiosa
Comichão permanente acaba por levar o doente a fazer feridas na pele. A doença não é contagiosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal