Correio da Manhã Weekend

May exige respeito à União Europeia

- F. J. GONÇALVES* COM AGÊNCIAS

Um dia depois da tensa cimeira de líderes europeus sobre o Brexit, em Salzburgo, Áustria, a primeira-ministra inglesa, Theresa May, exigiu ontem ser tratada com “respeito” pela União Europeia (UE) e desafiou os parceiros europeus a apresentar­em uma proposta alternativ­a à sua.

“Não é aceitável rejeitar sim- plesmente as propostas do outro lado sem uma explicação detalhada e sem contraprop­ostas”, afirmou May, que não gostou de ouvir Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, dizer que a proposta britânica “não vai funcionar”. Mayconside­ra que, sem uma alternativ­a credível da UE, “não é possível avançar”, mas alerta que não aceitará umasolução que passe por separar aIrlan- da do Norte do resto do Reino Unido.

A líder britânica considerou igualmente inaceitáve­l a proposta de manter o Reino Unido na área económica e aduaneira comum. Isso implicaria “continuar a obedecer às regras da UE”, algo que, segundo May, trairia a vontade dos britânicos expressa no referendo do Brexit. A proposta de May é, recorde- -se, manter o Reino Unido num mercado comum de bens mas não de pessoas e serviços.

As tensões foram resumidas por Jean-Claude Juncker de formairóni­ca. O presidente da Comissão Europeia comparou a UE e o Reino Unido a dois porcos-espinhos e concluiu: “É preciso terem cuidado quando se abraçam, para evitarem que haja arranhadel­as.”

 ??  ?? Theresa May diz que a bola está no lado da União Europeia após as propostas britânicas terem sido rejeitadas
Theresa May diz que a bola está no lado da União Europeia após as propostas britânicas terem sido rejeitadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal