Correio da Manhã Weekend

MAIS DE 45 MIL CASAS VENDIDAS EM 3 MESES

RECORDE r De abril a junho deste ano foram transacion­ados mais de 45 mil imóveis para habitação INVESTIMEN­TO r Só na Grande Lisboa as vendas de casas movimentar­am 3 mil milhões de euros

- JOÃO MALTEZ NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Nunca se venderam tantas casas em Portugal como no s e gundo trimestre deste ano. Entre abril e junho, foram transacion­ados 45 619 imóveis para habitação em todo o País, o que envolveu a movimentaç­ão de um montante superior aos seis mil milhões de euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatístic­as (INE) divulgados ontem.

Entre abril e junho de 2018 o País bateu máximos trimestrai­s de vendas de casas. Só na Área Metropolit­ana de Lisboa (AML), onde se concentrar­am 35,8% do total das transações, foram vendidos 16 331 imóveis para habitação. A região Norte, a segunda

NORTE VENDE MAIS DE 13 MIL CASAS PELA PRIMEIRA VEZ NUM SÓ TRIMESTRE

com o maior número de comerciali­zações (29,1%), ultrapasso­u pela primeira vez o limiar das 13 mil casas transacion­adas e o Algarve passou as quatro mil.

Quanto às verbas envolvidas, no mesmo trimestre, o valor das transações de casas na AML foi na ordem dos três mil milhões de euros. No Norte, o montante excedeu os mil milhões de euros, enquanto no Algarve ultrapasso­u 700 milhões de euros.

Nem todas as vendas de casas têm subjacente um empréstimo bancário, mas emjulho, primeiro mês emque se aplicaram os limites impostos pelo Banco de Portugal, houve umaqueda de 71 milhões de euros, face a junho, no valor do crédito à habitação concedido. Aredução pode indiciar umtravão nas transações.

 ??  ??
 ??  ?? A Grande Lisboa concentrou 35,8% das vendas de casas entre abril e junho
A Grande Lisboa concentrou 35,8% das vendas de casas entre abril e junho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal