Correio da Manhã Weekend

Furto de Tancos trama emigrante

CRIME r Fernando Baião chegou da Suíça e foi preso pela Polícia Judiciária

- JOÃO TAVARES

Estava emigrado na Suíça, mas voltou a Portugal para passar a época natalícia e de Ano Novo junto da família. Quarta-feira, Fernando Baião foi detido por inspetores da Unidade de Contraterr­orismo da Polícia Judiciária em Ansião. É mais um implicado no roubo das armas dos paióis de Tancos, entre a noite do dia 27 de junho de 2017 e a madrugada do dia seguinte. O detido, amigo de João Paulino – considerad­o o mentor do roubo –, já foi presente a um juiz, em Lisboa, que lhe aplicou a prisão preventiva.

Com esta detenção, sobe para 20 o número de arguidos neste caso, em que foram roubados explosivos, granadas e munições. O emigrante está agora indiciado pelos crimes de associação criminosa, detenção e tráfico de armas, terrorismo int e r nacio nal, tráfico de estupefaci­entes e ainda furto.

Fernando Baião terá sido um dos elementos que participou diretament­e na invasão aos paióis de Tancos, de onde foi roubado o material militar. Foi agora intercetad­o na cidade onde João Paulino geria um bar, e de onde são prove- nientes outros dos arguidos que executaram o crime e que já estavam presos. O homem era monitoriza­do desde que estava na Suíça e o regresso a Portugal acabou por facilitar a vida à PJ, ao evitar a emissão de um mandado de detenção europeu. Já no ano passado, parte das armas foram descoberta­s, numa ação encoberta pela PJ Militar e GNR. Sete militares acabaram detidos, entre os quais o diretor da PJM. A polémica acabou por levar à demissão de Azeredo Lopes, ministro da Defesa.

AMIGO E CÚMPLICE DE JOÃO PAULINO VEIO PASSAR ÉPOCA FESTIVA

 ??  ?? Assalto aos paióis de Tancos, em junho de 2017, está agora esclarecid­o pela Unidade de Contraterr­orismo da PJ
Assalto aos paióis de Tancos, em junho de 2017, está agora esclarecid­o pela Unidade de Contraterr­orismo da PJ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal