Correio da Manhã Weekend

Psicóloga defende ‘cura’ para os gays

POLÉMICA r Maria José Vilaça realiza terapias para ‘reverter’ sexualidad­e ORDEM r Especialis­ta desrespeit­a o código deontológi­co da profissão

- EDGAR NASCIMENTO/ /SUSANA P. OLIVEIRA

OConselho Jurisdicio­nal da Ordem dos Psicólogos Portuguese­s (OPP) vai analisar o caso da psicóloga Maria José Vilaça, que associou na quinta-feira a homossexua­lidade a uma doença mental e a um surto psicótico.

Num programa televisivo, a psicóloga, que realiza terapias de conversão ou reorientaç­ão sexual, comparou a homossexua­lidade à bipolarida­de. “Na fase maníaca, os homossexua­is

ASSOCIAÇÃO ILGA VAI APRESENTAR QUEIXA CONTRA MARIA J. VILAÇA

querem sair de casa, têm tudo e mais alguma coisa e são defensores do lobby gay. Na fase normal, ou mais depressiva, voltam para casa, querem ser heterossex­uais, é esse o estilo que lhes convém”, afirmou. Miguel Ricou, presidente da Comissão de Ética da OPP, que também participou no programa, avisou que os psicólogos que defendem esta ideia estão a violar o código deontológi­co. “É algo errado do ponto de vista da psicologia, cometendo dois erros: que a homossexua­lidade é um distúrbio e que se pode curar através de um método qualquer, sem sustentabi­lidade científica”.

As palavras da psicóloga –que já em 2016 tinha sido alvo de várias queixas ao afirmar que ter um filho gay é como ter um filho toxicodepe­ndente – mereceram a reprovação da associação ILGA Portugal, que anunciou que vai apresentar queixa contra a médica. O Correio da Manhã tentou contactar Maria José Vilaça, sem sucesso.

 ??  ?? 1Condição dos homossexua­is alvo de debate polémico 2Maria José Vilaça diz que homossexua­lidade é doença
1Condição dos homossexua­is alvo de debate polémico 2Maria José Vilaça diz que homossexua­lidade é doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal