Correio da Manhã Weekend

Rui Rio quer ver rival a forçar a destituiçã­o

- DIANA RAMOS

Luís Montenegro, ex-líder parlamenta­r do PSD, fez um duro ataque a Rui Rio, desafiando-o a marcar eleições diretas para evitar uma “derrota humilhante” do partido nas legislativ­as. Rui Rio, o atual líder, diz que vai responder “em breve” mas, segundo fontes contactada­s pelo CM, dificilmen­te vai abdicar do lugar. Rio que r ve r Mo nt e ne gr o e o s apoiantes a forçarem a destituiçã­o da atual direção. Marcelo Rebelo de Sousa, agora Chefe de Estado, vai tentando mediar o conflito, sem o assumir.

“Estou disponível para me candidatar de imediato à liderança do PSD, convidando Rui Rio a marcar já eleições diretas e a apresentar a sua própria candidatur­a. Este combate não é pessoal, é um confronto entre duas estratégia­s: de umlado, Rui Rio e a sua ideia de umpartido peque- no, perdedor, satélite do PS, complacent­e com António Costa, sem agenda reformista e sem causas que mobilizem; do outro lado, a estratégia que defendo, assente na ideia de um PSD grande, ganhador, com vocação maioritári­a, autónomo do PS”, disse Montenegro numa declaração no Centro Cultural de Belém. Para o ex-deputado, “se nada for feito, o PSD corre o risco de ter uma derrota humilhante” e entrar “num processo de enfraqueci­mento que pode ser brutal e irreversív­el”.

No Porto, Rio afirmou que responderá“embreve” aMontenegr­o. “Não vou fazer de conta que nada aconteceu, mas eu corro mais fundo e meio fundo”, afirmou após uma reunião com Marcelo. Várias fontes próximas da direção adiantam ao CM que Rio deverá esperar que sejam entregues as assinatura­s para marcar o conselho nacional extraordin­ário, aguardando que os apoiantes de Montenegro assumam a moção de censura. Há quem admita que, do outro lado, seja apresentad­a uma moção de confiança. Têm sido feitos contactos para avaliar o po- sicionamen­to de cada conselheir­o nacional.

Após o encontro comRio, Marcelo garantiu que falaram sobre descentral­ização e temas pendentes no Parlamento. “A vida do PSD é com o PSD”, garantiu. Nasegunda-feira, Marcelo recebe Luís Montenegro. A serem marcadas eleições, há mais dois nomes que se perfilam - Pedro Duarte e Miguel Morgado.

“A VIDA DO PSD É COM O PSD”, AFIRMOU MARCELO REBELO DE SOUSA

 ??  ?? Luís Montenegro, ex-líder parlamenta­r e considerad­o um passista, desafiou ontem Rui Rio a marcar eleições diretas, mas não falou em moção de censura
Luís Montenegro, ex-líder parlamenta­r e considerad­o um passista, desafiou ontem Rui Rio a marcar eleições diretas, mas não falou em moção de censura
 ??  ?? Rio e Marcelo reuniram-se no Porto, num hotel, a pedido do Chefe de Estado
Rio e Marcelo reuniram-se no Porto, num hotel, a pedido do Chefe de Estado
 ??  ?? Isabel Meirelles falou primeiro como ‘vice’ e depois a título pessoal
Isabel Meirelles falou primeiro como ‘vice’ e depois a título pessoal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal