Correio da Manhã Weekend

JESUALDO FERREIRA “FC PORTO TEM TUDO PARA GANHAR”

FEITO r Técnico do Al Saad (Qatar) foi o último treinador do FC Porto a ganhar em Alvalade na Liga, em 2008/09. Conquistou o triplete ELOGIOS r Treinador diz que Rui Vitória está “magoado” com o Benfica, mas fez bem em aceitar o convite do Al Nassr para

- MÁRIO FIGUEIREDO TEXTO PEDRO FERREIRA FOTOS 2019

- Treinou os três grandes e tem três títulos pelo FC Porto... - Treinei as quatro equipas grandes. Só me falta o Belenenses. Consegui três títulos nacionais com o FC Porto, mas já tinha dois títulos como adjunto do Toni no Benfica. Tenho 11 títulos. Sinto que com um pouquinho mais de sorte podia ter mais títulos. Não tenho sido sortudo, mas nunca houve uma época em 45 anos que não treinasse. Sinto que faltou o clic que nos transporta para outro patamar.

– Como vê a liderança do FC Porto na Liga?

- Normal. Quebrou uma seca de quatro anos com o título do ano passado. Quem é campeão é o favorito no ano seguinte. Teve mérito, construiu uma equipa e criou condições para chegar ao título. Face aos problemas do Sporting e do Benfica, penso que o FC Porto tem condições para ganhar a Liga.

- Hoje há clássico em Alvalade e você foi o último treinador portista a ganhar fora. Ainda se lembra desse jogo?

- Sim. Foi em 2008/09 e foi um empurrão grande para o meu terceiro campeonato com o FC Porto. O Sporting era o nosso principal rival nessa altura. Bruno Alves fez o 2-1 com um golo soberbo de bola parada. Foi uma vitória sofrida, mas que lançou a equipa para o triplete (Liga, Taça e Supertaça). - O que se diz aos jogadores num jogo desta importânci­a?

- Diz-se pouco. Os níveis de concentraç­ão são tão grandes que os jogadores não precisam de ser motivados. Nestes jogos é necessário controlar os detalhes mentais e táticos. São eles que vão ajudar a decidir.

- Como viu o despedimen­to de Rui Vitória do Benfica?

- Não sei o que se passou. A base do sucesso são as boas escolhas que se fazem no princípio. Rui Vitória escolheu mal em continuar no início da época, mas foi importante para o encaixe financeiro na Liga dos Campeões. Nota-se que a qualidade da equipa tem vindo a decrescer nos últimos anos. A estratégia do Benfica no despedimen­to mostrou que não há plano B e isso é perigoso. Bruno Lage começou bem, mas é um treinador provisório. Ele sabe disso e os jogadores também.

- Acha que Rui Vitória faz bem em prosseguir a carreira no Al Nassr (Arábia Saudita)?

- Claro que é uma boa opção. Ninguém é mau treinador quando ganha o que ele ganhou no Benfica. Vai para uma realidade mais calma e longínqua. Vitória está magoado com a situação. Vai ser recompensa­do financeira­mente e poderá voltar de novo à guerra.

- Que conselho dá a um treinador que avança para uma aventura destas?

- Não pode deixar de ser ele próprio. Tem de controlar o que pode, que é o treino. Precisa de alguém que o ajude na comunicaçã­o.

- E Bruno Lage tem pedalada para assumir o Benfica?

- Não o conheço, mas tenho referência­s muito boas dele. Até pode ser a solução até final da época.

- Como viu a contrataçã­o de um técnico holandês por parte do Sporting, numa altura que os treinadore­s portuguese­s estão em alta?

- Não sei a razão. Houve uma grande euforia, mas agora o Sporting desceu à realidade.

- Qual é a equipa portuguesa a praticar melhor futebol?

- Já vi momentos bons do Benfica, um FC Porto sólido e um Sp. Braga a praticar um futebol MANUEL JESUALDO FERREIRA nasceu há 72 anos em Mirandela (24/05/1946). É dos poucos treinadore­s que orientou os três grandes, tendo ainda passado pelo Sp. Braga. Começou como treinador nas camadas jovens do Benfica e não mais parou. Ao todo soma 11 títulos. Foi adjunto de Toni no Benfica, mas foi no FC Porto que atingiu o ponto alto da carreira ao somar três títulos de campeão nacional (2006/07, 2007/08 e 2008/09), duas Taças de Portugal (2008/09 e 2009/10) e uma Supertaça (2008/09. Ao serviço do Zamalek (Egito) fez a dobradinha em 2014/15. Atualmente está no Qatar, no Al Saad onde lidera a Liga, mas já ganhou uma

Taça e uma Supertaça.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal