Correio da Manhã Weekend

411 mil contadores de gás substituíd­os

MOTIVO r Contadores de gás natural serão substituíd­os até 2023 por terem atingido o limite de 20 anos definido pela lei MERCADO r Equipament­os em fim de vida representa­m cerca de um terço do mercado dos clientes de gás natural do País

- RAQUEL OLIVEIRA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Mais de 411 mil contadores de gás natural instalados nos lares portuguese­s vão ter de ser substituíd­os até 2023 por terem atingido o limite legal de 20 anos. A renovação do equipament­o será inteiramen­te suportada pelas empresas, que preveem gastar 17,1 milhões de euros nesta operação durante os próximos cinco anos.

A substituiç­ão dos contadores - cujos preços variam entre os 18 e os 66 euros - está prevista nos planos de investimen­to dos 11 operadores espalhados pelo País. Os documentos encontram-se em consulta pública na Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s (ERSE) até dia 28 deste mês.

Os contadores em fim de vida representa­m cerca de um terço do mercado dos clientes de gás natural, que é de 1,2 milhões, 97% do qual já se encontra no me r c a d o l i b e r a l i z a d o . D e acordo com os regulament­os, os contadores têm de ser renovados entre os 17 e os 20 anos. Recorde-se que a introdução do gás natural em Portugal remonta a 1997 e, nesse sentido, foi já ultrapassa­do o prazo de funcioname­nto permitido.

O investimen­to total previsto no Plano de Desenvolvi­mento e Investimen­to das Redes de Distribuiç­ão de Gás Natural para 2019-2023 ascende a cerca de 306 milhões de euros. Na maioria dos casos, trata-se apenas de investimen­to para a manutenção do abastecime­nto aos clientes. Apenas a Sonorgás prevê a expansão terri- torial da rede atual (ver texto ao lado) e a captação de novos clientes.

Como grande parte do investimen­to será repercutid­o nas tarifas pagas pelos consumidor­es, as propostas vão ser escrutinad­as por várias entidades, entre as quais a própria ERSE, depois da consulta pública, e a Assembleia da República. Por outro lado, a ERSE aproveitou a consulta pública para lançar um conjunto de questões de forma a antecipar o “futuro do setor do gás natural e as suas eventuais consequênc­ias para as redes de distribuiç­ão”.

INTRODUÇÃO DO GÁS NATURAL EM PORTUGAL REMONTA A 1997

SUBSTITUIÇ­ÃO PAGA

PELAS EMPRESAS VAI CUSTAR 17,1 MILHÕES

 ??  ?? Contadores de gás com 20 ou mais anos vão ter de ser substituíd­os ao longo dos próximos cinco anos, para cumprir o que está definido na lei
Contadores de gás com 20 ou mais anos vão ter de ser substituíd­os ao longo dos próximos cinco anos, para cumprir o que está definido na lei
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal