Correio da Manhã Weekend

D. Nuno Brás é o novo bispo do Funchal

POSSE r O até agora auxiliar de Lisboa tem entrada na diocese marcada para 17 de fevereiro

- SECUNDINO CUNHA

Obispo Nuno Brás da Silva Martins, desde 2011 auxiliar de Lisboa, foi ontem nomeado pelo Papa Francisco titular da diocese do Funchal, substituin­do no próximo dia 17 de fevereiro D. António Carrilho, desde há doze anos prelado da Madeira e que pediu dispensa por motivos de idade.

“Recebo esta missão com um misto de temor e confiança”, disse, em mensagem aos fiéis, o novo bispo do Funchal, explicando que tem “consciênci­a” das suas limitações, mas “abso-

PERFIL

Nuno Brás

nasceu há 54 anos em Vimeiro, na Lourinhã, licenciou-se em Teologia em 1985, ano em que foi ordenado sacerdote, na Sé de Lisboa. É doutorado em Teologia Fundamenta­l, pela Pontifícia Universida­de gregoriana, foi reitor do Colégio Português de Roma e, mais tarde, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. Foi ordenado bispo pelo cardeal D. José Policarpo, em 2011, e então nomeado auxiliar de Lisboa.

D. Nuno Brás luta certeza” de que Jesus não o abandonará.

Sublinhou como vantagem o facto de conhecer muitos dos padres da diocese, já que a formação do clero da Madeira é feita no seminário de Lisboa, onde foi professor, e prometeu que a sua primeira visita pastoral será à ilha de Porto Santo, a única parte da diocese que nunca visitou.

 ??  ?? deixa a Diocese de Lisboa e parte para o arquipélag­o da Madeira
deixa a Diocese de Lisboa e parte para o arquipélag­o da Madeira
 ??  ?? D. António Carrilho deixa diocese
D. António Carrilho deixa diocese

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal