Correio da Manhã Weekend

MONTENEGRO E RUI RIO CONTAM ESPINGARDA­S

Futuro dos sociais-democratas decidido por 136 militantes

- WILSON LEDO

Depois de Rui Rio ter recusado o repto de Luís Montenegro para eleições diretas, começou um verdadeiro ‘contar de espingarda­s’ no PSD. “Eu próprio facilito-lhes a vida e apresento uma moção de confiança”, comunicou ontem o atual líder social-democrata.

É então no Conselho Nacional (CN) que se vai decidir o futuro do partido. O presidente deste órgão do PSD, Paulo Mota Pinto, já recebeu o pedido de convocação enviado por Rui Rio e espera avançar com uma data já no início da próxima semana, mesmo que o presidente do PSD não tenha feito sugestões ou pedido urgência. As regras ditam depois um prazo máximo de 15 dias para realizar o encontro.

Até lá, Rio e Montenegro vão ter de contar aliados para conseguir levar as suas vontades em frente. O CN é composto por 136 membros, um número que exclui Marcelo Rebelo de Sousa, já que a sua militância está suspensa por ocupar o cargo de Presidente da República.

Se todos os membros do CN votassem, Rio teria de assegurar 69 votos para continuar à frente do partido. Embora o órgão só tenha poderes para destituir a atual direção e não o líder do partido, seria pouco provável que Rio se ma n t i v e s s e sem a sua equipa caso não conseguiss­e a maioria. Perante a moção de confiança, Luís Montenegro só poderá disputar a liderança do PSD, através de eleições diretas, se o atual presidente não tiver sucesso nessa mesma votação. Com o PSD dividido, não há um resultado previsível à vista, garantem as fontes do partido ouvidas pelo CM.

Rio ac us a os apoiante s de Montenegro de quererem mant e r “o s s e us lugar e s nas próximas listas do partido”. “Lançar o PSD numa nova disputa interna à porta de eleições é fazer o jogo do PS e prestar serviço de primeiríss­ima qualidade a Costa”, afirmou ontem no Porto.

Apesar dos contactos do CM, não foi possível obter uma reação de Luís Montenegro.

RUI RIO DIZ QUE DIVISÃO INTERNA É “ESPETÁCULO DEPLORÁVEL”

 ??  ??
 ??  ?? O atual ministro é a escolha para cabeça de lista do PS às europeias. A opção vai obrigar a uma reformulaç­ão no próprio Governo.
O atual ministro é a escolha para cabeça de lista do PS às europeias. A opção vai obrigar a uma reformulaç­ão no próprio Governo.
 ??  ?? Rui Rio acusa Montenegro de “prestar serviço de primeiríss­ima qualidade a António Costa” com disputa internano PSD
Rui Rio acusa Montenegro de “prestar serviço de primeiríss­ima qualidade a António Costa” com disputa internano PSD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal