Correio da Manhã Weekend

COSTA VITIMA DA ESPECULACA­O IMOBILIARI­A

no bairro de Benfica, em Lisboa, tem mais de 50 anos PAGA 327 MIL EUROS POR CAVE DE 74 M2

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

avaliou o novo apartament­o do primeiro-ministro em 61 172 euros

Anova casa do primeiro-ministro em Benfica, Lisboa, custou 327 mil euros, ao valor de 4419 euros por metro quadrado (m2), um número 33% acima da média naquela zona – 3320 euros por m2. Com uma área bruta útil de 74 m2, o apartament­o correspond­e a uma cave com logradouro, num prédio com cerca de 50 anos. Para efeitos de IMI, o Fisco avaliou o imóvel em 61 172 euros, o que representa 18,7% do preço de venda e mostra como o mercado está inflaciona­do na capital.

A escritura de compra e venda do apartament­o foi celebrada a 12 de dezembro de 2018. Fernanda Tadeu, mulher do primeiro-ministro, surge como compradora do imóvel. Na Conservató­ria do Registo Predial de Lisboa, Fernanda Tadeu aparece como sujeito ativo do imóvel (ou seja, proprietár­ia), com a indicação de que é casada com António Costa em regime de comunhão de adquiridos. O que significa que o primeiro-ministro tem direito a metade do apartament­o.

O preço de venda da nova casa do primeiro-ministro acaba por ser um exemplo paradigmát­ico de como o mercado imobiliári­o está inflaciona­do em Lisboa: em 2018, segundo os dados da CasaYes, o preço médio por m2 das casas em Benfica foi 3320 euros, um aumento de 58,6% face aos 2093 euros por m2 registados em 2015, período anterior à grande valorizaçã­o do mercado ocorrida a partir de 2016.

Além de ter pago um preço por m2 33% acima da média do mercado em Benfica, o primeiro- -ministro pagou também um preço muito próximo ao praticado em zonas nobres da cidade como Campo de Ourique, Belém, Avenidas Novas ou Alvalade (ver caixa).

A propriedad­e da nova casa do primeiro-ministro em Benfica ainda não foi atualizada nas Finanças. Segundo a caderneta predial do imóvel, documento público do Fisco a que o Correio da Manhã teve acesso, o apartament­o ainda está em nome do vendedor. Por norma, o Fisco pode demorar algum tempo a atualizar a propriedad­e.

O Fisco deverá também fazer uma nova avaliação ao imóvel, dado que o valor base de construção aumentou este ano para 615 euros. Com a avaliação atual, que foi efetuada em 2018, António Costa irá pagar este ano 183 euros de IMI relativos ao imposto do ano passado.

PREÇO PRÓXIMO DO PRATICADO EM ZONAS NOBRES DE LISBOA

COSTA PAGARÁ 183 EUROS DE IMI COM NOVA AVALIAÇÃO DO FISCO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1António Costa 2O primeiro-ministro comprou uma casa no bairro de Benfica, em Lisboa. A propriedad­e ainda não foi atualizada nas Finanças
1António Costa 2O primeiro-ministro comprou uma casa no bairro de Benfica, em Lisboa. A propriedad­e ainda não foi atualizada nas Finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal