Correio da Manhã Weekend

Marcelo, o afetuoso

- Rui Pereira Professor Universitá­rio

Diz-se, com razão, que os cargos fazem as pessoas. No que me respeita, estou certo de que os quase vinte anos de serviço público na área da Administra­ção Interna me tornaram mais sensível aos problemas de segurança. Inversamen­te, as pessoas também fazem os cargos: eu teria sido decerto outro ministro se fosse militante partidário ou não tivesse formação jurídico-penal.

Esta osmose vale, certamente, para chefes de Estado. Os cognomes dos reis ilustram tal ideia. E no caso dos nossos presidente­s, desprovido­s de funções executivas e sujeitos a uma pauta tão solta como as de jazz, não nos custaria cognominar Ramalho Eanes como “o íntegro”, Mário Soares como “o humanista”, Jorge Sampaio como “o emotivo” e Cavaco Silva como “o economista”.

Quando está em causa uma sucessão dinástica, as variações não são favorecida­s pelo ADN nem pelo regime. Os “kim” coreanos apresentam, provavelme­nte, mais seme- lhanças do que diferenças. Em República e Democracia, o eleitorado procura, com frequência, no pretendent­e ao cargo, a antítese do antecessor. Esta dialética é patente na substituiç­ão de Cavaco por Marcelo.

Que cognome conquistou já Marcelo Rebelo de Sousa? O afetuoso, claro está. Depois da terrível era de austeridad­e, que encontrou em funções um Presidente ainda mais austero, o povo português precisava de um ombro para se confortar e Marcelo depressa o compreende­u. Todavia, terá de compreende­r também que o seu ombro tem limites, sob pena de acabar desacredit­ado.

O Presidente não pode prometer a reconstruç­ão de casas às vítimas de incêndios; nem telefonar para programas de televisão em “guerra” de audiências; nem receber candidatos à liderança no contexto de disputas partidária­s. Se me coubesse classifica­r o Presidente, como ele fazia enquanto comentador, dar-lhe-ia nota distinta. Mas não deixaria de fazer estes reparos.

O PRESIDENTE

TERÁ DE

COMPREENDE­R

QUE O SEU OMBRO

TEM LIMITES

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal