Correio da Manhã Weekend

Novo Centro de Foz Coa vai servir 6500 utentes

INAUGURAÇíO r António Costa diz que a prioridade são os cuidados continuado­s e os cuidados de saúde primários PROFISSION­AIS r Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Coa com 27 profission­ais

- ALEXANDRE SALGUEIRO

António Costa defendeu ontem uma maior aposta nos serviços públicos de proximidad­e no Interior do País como forma de tornar estes território­s mais atrativos. O primeiro ministro falava na inauguraçã­o do novo Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Coa, que integra um Serviço de Urgência Básica e que vai servir uma população de mais de 6500 pessoas do Norte do distrito da Guarda.

PRIMEIRO-MINISTRO DIZ QUE HÁ 43 UNIDADES DE SAÚDE EM CONSTRUÇÃO

Segundo o governante, há dois tipos de investimen­to que são prioritári­os no setor da Saúde: os cuidados continuado­s e os cuidados de saúde primários. “A qualidade do Serviço Nacional de Saúde permite que as pessoas vivam mais tempo e uma população mais envelhecid­a precisa de mais cuidados de saúde. Esta é uma linha de investimen­to importante em que o Governo trabalha em par- ceria com as misericórd­ias e as IPSS”, afirmou António Costa. No que toca aos cuidados de saúde primários, Costa defende que “estes cuidados de proximidad­e é que fazem a diferença e por isso têm justificad­o um investimen­to do Governo”.

Segundo o governante, que foi acompanhad­o na inauguraçã­o da nova estrutura pela ministra da Saúde, Marta Temido, “há mais 43 unidades de Saúde em construção e outras em requalific­ação num total de 112 estruturas que representa­m um investimen­to global de 39 milhões de euros”.

Quanto ao novo Centro de Vila Nova de Foz Coa, que custou 1,5 milhões de euros e está integrado na Unidade Local de Saúde da Guarda, vai passar a contar com uma equipa de quatro médicos, oito enfermeiro­s, quatro assistente­s técnicos e 11 assistente­s operaciona­is.

 ??  ?? O primeiro ministro, António Costa, ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido, em Vila Nova de Foz Coa
O primeiro ministro, António Costa, ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido, em Vila Nova de Foz Coa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal