Correio da Manhã Weekend

“É como se Julen fosse o filho de todos nós”

ESFORÇO r Equipas de resgate cumpriram ontem o sexto dia de buscas pelo menino de dois anos e meio que caiu a um poço

- RAFAEL DUARTE TEXTO ANDRÉ CRAVINHO IMAGEM ENVIADOS ESPECIAIS MÁLAGA

Todos esperam um milagre. E é por esse milagre - o resgate com vida de Julen - que largas dezenas de operaciona­is trabalham dia e noite junto ao poço com mais de 100 metros de profundida­de onde o menino de dois anos e meio caiu, no domingo, na serra de Totalán, em Málaga, Espanha. As autoridade­s garantiam ontem, sexto dia de trabalhos, não poupar esforços. “É como se Julen fosse o filho de todos nós”, sublinhou Ángel García Vidal, delegado da Ordem dos Engenheiro­s, acrescenta­ndo: “Esperamos poder ter o menino connosco antes de segunda-feira”.

Ontem de manhã, chegou ao local a máquina perfurador­a que irá permitir abrir dois túneis paralelos ao poço, e que foi

AUTORIDADE­S ESPERAM CONCLUIR O RESGATE ANTES DE SEGUNDA-FEIRA

desviada de uma obra em Madrid, a 500 quilómetro­s de Málaga. O processo complicou-se devido ao terreno acidentado, que atrasou a chegada da perfurador­a de alta potência à serra, às previsões meteorológ­icas desfavoráv­eis e ao bloqueio causado por uma concentraç­ão de rocha “muito dura” no local das escavações. Obstáculos que Ángel García Vidal acredita vi- rem a ser ultrapassa­dos rapidament­e, para que as operações avancem “a bom ritmo”.

O plano de socorro passa pela escavação de dois túneis paralelos ao poço onde o menino está encurralad­o. Assim que se atinja uma profundida­de superior à do tampão de terra que bloqueia o acesso à criança, serão escavadas duas galerias de ligação entre os túneis e a zona onde as autoridade­s acreditam que se encontra Julen.

Os meios de resgate mobilizado­s são considerad­os, pela imprensa espanhola, como “sem precedente­s em Espanha e provavelme­nte em todo o Mundo”. Estão empenhadas nos trabalhos mais de 300 pessoas, que se dividem em turnos para que nunca se pare de procurar Julen. Além das equipas de socorro espanholas, são muitas as empresas privadas que empregam meios na missão. Uma, de Múrcia, por exemplo, fabricou a contrarrel­ógio uma dezena de tubos de ferro especifica­mente para serem instalados nos dois túneis que poderão ajudar a salvar o menino.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Máquina perfurador­a de alta potência foi desviada de uma obra de Madrid, a cerca de 500 quilómetro­s de Málaga e chegou ontem ao local das buscas 2Meios de resgate são considerad­os “sem precedente­s” em Espanha 3Julen, em primeiro plano, está preso no poço desde domingo
1Máquina perfurador­a de alta potência foi desviada de uma obra de Madrid, a cerca de 500 quilómetro­s de Málaga e chegou ontem ao local das buscas 2Meios de resgate são considerad­os “sem precedente­s” em Espanha 3Julen, em primeiro plano, está preso no poço desde domingo
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal