Correio da Manhã Weekend

Governo espanhol aprova taxa Google

TRIBUTAÇÃO r Espanha decidiu avançar com a taxa digital, juntando-se a países como França, Reino Unido, Itália e Áustria RECEITA r Medida render mais de mil milhões de euros

- SÓNIA DIAS

Espanha aprovou ontem, em Conselho de Ministros, a polémica taxa Google, antecipand­o-se assim a outros países que decidiram avançar, ainda este ano, com este imposto à margem da União E ur o p e ia, no me ad ame nt e França, Reino Unido, Itália e Áustria.

“Espanha é o primeiro país da União Europeia a adaptar os novos negócios à tributação digital”, disse ontem a ministra da Educação e porta-voz do governo espanhol, Isabel Celaá. “Trata-se de fazer com que as

IMPOSTO DE 3% INCIDE SOBRE OS SERVIÇOS DE PUBLICIDAD­E ONLINE

grandes empresas paguem nos território­s onde o lucro é gerado”, acrescento­u.

Com esta nova tributação, o país vizinho prevê encaixar nos seus cofres cerca de 1200 milhões de euros, provenient­es de uma taxa de 3% aplicada a empresas tecnológic­as que tenham uma faturação global superior a 750 milhões de euros ou que fa- turem pelo menos três milhões de euros em Espanha. O grupo de empresas GAFA - Google, Amazon, Facebook e Apple - é o principal alvo desta medida, mas outras empresas poderão ser tributadas. O imposto incide sobre os ganhos das companhias em publicidad­e, serviços de intermedia­ção online e venda de dados gerados pelas práticas de navegação dos utilizador­es.

Portugal defende a taxa Google desde o início, mas prefere uma medida europeia conjunta. Contudo, até agora, a Comissão Europeia falhou em conseguir unir os estados-membros neste assunto, o que significa a perda de milhões de euros todos os anos.

 ??  ?? Espanha é o primeiro país a avançar com a polémica taxa sobre os gigantes tecnológic­os
Espanha é o primeiro país a avançar com a polémica taxa sobre os gigantes tecnológic­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal