Correio da Manhã Weekend

Pai treinador e pai agente é um cancro

- Ricardo Tavares COORDENADO­R-GERAL DE MEIOS, AGENDA E PLANEAMENT­O

Os pais – os que enfiam a carapuça – são um cancro para o Desporto. Esses encarregad­os de deseducaçã­o fomentam a violência, física e verbal, castram sonhos, matam esperanças, envergonha­m os filhos e não deixam os jovens de hoje ser os homens de amanhã.

O vandalismo que cruza o País e atravessa estádios e pavilhões é, socialment­e falando, alarmante. Mas, mesmo assim, continua a crescer, assustador­amente, o número de pais treinadore­s, de pais agentes, de pais que não gostam de Desporto e, mais grave, não amam os filhos.

Governo, federações e a esmagadora maioria das coletivida­des chutam para can- to. Clubes como o Vilaverden­se e câmaras como a de Almeirim tentam combater a violência, procuram contribuir para a formação dos jovens, mas sentem-se impotentes, simplesmen­te porque há pais com palas – chamam burro ao treinador e ao colega do filho, mandam o árbitro para aquela parte e assobiam os catraios da equipa contrária, pressionam os herdeiros, trocam palavras azedas com os outros pais e ainda se engalfinha­m, escadas abaixo, como se viu, há dias, em Massamá.

Os pais José Mourinho e os pais Jorge Mendes veem nos filhos Ronaldos. Mas esquecem-se de que CR7 singrou, também, porque os pais não lhe deram motivos para o envergonha­r – estavam longe dos treinos e dos jogos, dos outros pais e dos árbitros. Não meteram o bedelho na sua formação desportiva.

ENCARREGAD­OS DE DESEDUCAÇíO FOMENTAM A VIOLÊNCIA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal