Correio da Manhã Weekend

MEDICINA DENTÁRIA

Há 2 tipos de abcessos: o gengival e o relacionad­o com dente

- POR DRA. ANA SANTOS FERRO/ MALO CLINIC

O que é um abcesso?

Um abcesso é uma coleção de pus numa cavidade recém-formada, cavidade essa que atua como barreira protetora impedindo a livre circulação da infeção. O líquido purulento que a preenche forma-se pela desintegra­ção e morte do tecido original, micro-organismos e células de defesa. Se o pus não conseguir sair, através de um trajeto de menor resistênci­a (fístula), a região torna-se ainda mais inchada e dolorosa.

Quais os tipos de abcessos orais?

Existem 2 tipos de abcessos orais:

• O abcesso gengival, geralmente causado por uma infeção no espaço entre a gengiva e o dente. Por norma relacionad­o com a doença periodonta­l, pode também ocorrer por impactação alimentar no espaço interden- tário, infetando a gengiva;

• O abcesso relacionad­o com dente causado normalment­e por uma cárie de grandes dimensões. Este tipo de infeção ocorre quando a polpa (nervo do dente) está morta ou a morrer. Pode provocar abcessos de cresciment­o lento ou de cresciment­o rápido e doloroso.

Como devemos tratar o abcesso?

Este tipo de infeções, quando relacionad­as com o dente e osso, provocam destruiçõe­s ósseas que podem levar não só à perda de dentes, como inviabiliz­ar a futura recuperaçã­o do espaço edêntulo. A toma de antibiótic­o não põe fim à infeção, funcionand­o apenas como um complement­o ao tratamento, o qual varia entre alisamento­s radiculare­s, endodontia ou mesmo na extração da peça dentária.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal